Parking News

A universitária Julia Alcassa desistiu neste ano do transporte coletivo e aderiu ao automóvel para ir à faculdade. A decisão de contribuir com os engarrafamentos do trânsito paulistano foi tomada ao saber que, de uma hora para outra, a linha de ônibus que lhe deixava perto de casa havia sido extinta. A estudante do Mackenzie só não ficou plantada à espera do coletivo graças ao alerta de uma amiga, relata a Folha de S. Paulo.
Um relatório da SPTrans (empresa municipal que cuida do setor) mostra que, em média, há quase três mudanças de itinerário e 13 nos horários de partida dos ônibus por dia. Do total de 1.347 linhas, 8% foram canceladas no ano passado - na maioria das vezes, substituídas por outras, mas com diferenças de percurso que sempre afetam a rotina de uma parcela dos usuários. Os pedidos de alteração podem partir do poder público ou das concessionárias do transporte coletivo, mas dependem sempre de autorização da prefeitura. Os motivos vão de uma obra viária no caminho até pouca demanda no trajeto.
Mesmo quando tecnicamente justificáveis, as mudanças constantes criam incertezas para os passageiros, já que a divulgação costuma ser tímida. A prefeitura alega que essa quantidade de mudanças nas linhas é normal e visa melhorá-las. "O usuário tinha de receber os avisos de qualquer mudança em cada ponto, com pelo menos duas semanas de antecedência. Hoje ele não é tratado com respeito e, por isso, só se afasta do transporte coletivo", avalia Horácio Augusto Figueira, mestre em engenharia de transportes pela USP.
A SPTrans considera normal a quantidade diária de alterações no sistema de ônibus diante de seu tamanho - mais de 1.300 linhas e 15 mil veículos. De acordo com a empresa municipal, as mudanças visam melhorar a qualidade do serviço.
Fonte: Folha de S. Paulo, 23 de abril de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Obras terão de pagar por trânsito (21/04/2010)

O projeto de lei que permite à Prefeitura de São Paulo cobrar até 5% do valor de uma obra em melhorias no trânsito foi aprovado em 20 de abril na Câmara Municipal, com o apoio dos 45 vereadores presen (...)

Temporizadores nos pardais (23/04/2010)

Um projeto de lei a ser apresentado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro obrigará, se aprovado, a instalação de temporizadores nos sinais equipados com radares. O objetivo, segundo o (...)

Sistema novo só para junho (20/04/2010)

Foi transferida para 1º de junho a implantação definitiva do novo modelo de Zona Azul em Florianópolis, que permite pagar o estacionamento pelo celular, via internet. Dos 85 setores do sistema, foram (...)

Nova Marginal reduz lentidão em 44% (26/04/2010)

As novas pistas da Marginal do Tietê completam em 27 de abril um mês de operação e, pelo menos por enquanto, contrariam as previsões mais pessimistas, que apontavam que os benefícios seriam perdidos n (...)

Guidão versus volante (28/04/2010)

Uma ciclovia de 14 km, adjacente à Marginal Pinheiros, foi inaugurada em fevereiro. Passamos, assim, a ter 45 km de pistas para bicicletas. Ainda é pouco em comparação aos 17.000 km de ruas para carro (...)

Ciclistas fora da lei (26/04/2010)

Quem disse que trafegar na contramão, circular fora do horário permitido, fazer ultrapassagem proibida e ignorar placa de trânsito são exclusividade de condutor de automóvel? Adeptos da bicicleta anda (...)


Seja um associado Sindepark