O órgão inclui nessa conta a ciclovia da Radial Leste (12 km) - falta entregar um trecho de 2 km que fica justamente no meio do percurso -, 1,8 km na Estrada de Colônia, no extremo sul, e 7 km na Av. Inajar de Souza (zona norte), que ainda precisa ser concluída e sinalizada, apesar de já ser usada.
A cidade tem ainda 14 km de ciclovia da marginal Pinheiros, administrada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), onde há um acesso na Vila Olímpia e outros dois na outra ponta.
"É uma ciclovia que acaba sendo usada para o lazer porque o usuário que quer sair no meio não consegue", diz André Pasqualini, diretor do Instituto CicloBR. Outro problema é o fato de ela fechar às 18h. Já a da Avenida Radial Leste para no Tatuapé e não vai até o centro, o que exclui muitos trabalhadores, opina.
Segundo a prefeitura, serão implantados 100 km de ciclovias e ciclofaixas até 2012 - essas não têm separação física entre carros e bicicletas.
Fonte: Folha de S. Paulo, domingo, 25 de abril de 2010