Parking News

Um levantamento divulgado dia 3 pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aponta que as mortes de motociclistas são as únicas que cresceram em São Paulo em 2011. No ano passado, 512 motociclistas morreram em acidentes de trânsito nas vias da cidade - número 7% maior que em 2010, quando foram 478 vítimas desse tipo. Entre eles, a maioria é homem (92%) e tem entre 20 e 29 anos (45%). Em relação às profissões, os acidentes fatais com motos envolveram principalmente ajudantes, motofretistas e estudantes. Os motociclistas representam 37,5% das 1.365 mortes no trânsito de São Paulo em 2011, ressalta a Folha.
No ano passado, o presidente da CET, Marcelo Branco, disse que as novas motofaixas previstas no plano de metas do prefeito Gilberto Kassab estão congeladas. O motivo é que, ao contrário do planejado, houve um aumento de acidentes nas pistas exclusivas já implantadas - nos corredores Sumaré (em 2006) e Vergueiro (em 2010).
Radares portáteis - também chamados de radares-pistola - foram implantados em 26 de março deste ano para fiscalizar os motociclistas que estejam acima da velocidade. A CET disse que estuda colocar em prática um programa específico para os motociclistas.
Pedestres
Mesmo com a campanha implantada pela CET, as mortes de pedestres na cidade caíram apenas 2% em relação a 2010. O programa de proteção ao pedestre começou em maio de 2011 no centro de São Paulo e foi expandido para a periferia em setembro.
No ano passado, foram 617 pedestres mortos em São Paulo, contra 630 em 2010. Apesar da redução, os pedestres continuam sendo a maior parte das vítimas fatais dos acidentes de trânsito - 45,2%.
A marginal Tietê ainda é a via mais perigosa da cidade para os pedestres, com 14 atropelamentos registrados em 2011.
Fonte: Folha de S. Paulo, 3 de maio de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Flanelinhas, os donos das ruas (04/05/2012)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a PM (Polícia Militar) são as instituições públicas mais diretamente responsáveis por enfrentar a extorsão e a apropriação indébita, entre outros crimes co (...)

PM flagra aumento de "sirenes falsas" (07/05/2012)

Uma cena tem sido cada vez mais comum no trânsito de São Paulo: carros sem identificação surgem em alta velocidade e pedem passagem usando sirenes e luminosos. Mas esses veículos nem sempre são dos se (...)


Seja um associado Sindepark