Segundo especialistas, instrutores e os próprios motoristas, um dos motivos para esse alto índice de suspensão e cassação das carteiras é o fato de a formação de condutores de veículos ser falha no DF. Das 3.335 habilitações apreendidas em 2011 no Distrito Federal, 77 foram cassadas.
Segundo o pesquisador da UnB (Universidade de Brasília) Davi Duarte, especialista em segurança no trânsito, falta acompanhamento do motorista. Ele explica que, à medida que o condutor se sente relaxado para enfrentar as ruas, acaba se abrindo para riscos diferentes ao se sentir capaz de infringir as leis de trânsito, como, por exemplo, exceder a velocidade permitida ou furar um sinal vermelho.
Para o assistente de trânsito do Detran-DF Raimundo Lago, é comum que a habilidade para dirigir seja conquistada apenas no cotidiano.
"No dia da prova, é verificado o grau de habilidade que o candidato tem para dirigir um veículo automotor na malha viária. Mas ele vai encontrar diversas situações que ele não encontrou no dia do exame e é com o dia a dia que ele vai se adequando."
O especialista em segurança no trânsito condena justamente esse modelo de teste aplicado pelo Detran. Para Duarte, o exame deveria ser mais rigoroso.
Fonte: portal R7, 9 de julho de 2012