Os tacógrafos são equipamentos fabricados e instalados de acordo com normas definidas pelo Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.
O tacógrafo é um equipamento obrigatório por lei para vans escolares e veículos de transporte de carga e de passageiros quando têm mais de 10 lugares. A exigência está no código de trânsito brasileiro, mas este tipo de equipamento também começa a ser utilizado em outros tipos de veículos para inibir abusos.
O excesso de velocidade lidera o ranking das multas. É a infração mais cometida pelos motoristas de São Paulo. Só nos cinco primeiros meses deste ano, foram aplicadas quase um milhão e trezentas mil multas por esse motivo.
Quem instala um tacógrafo quer saber como o motorista está se comportando no trânsito. Os novos clientes são geralmente pequenos empresários.
Uma empresa de logística e transporte instalou tacógrafos também nos carros de pequeno porte. A velocidade registrada no tacógrafo vai parar no relatório no computador. Quem acelera demais pode ser punido, mas a medida já deu resultados. "Este ano não tive nenhuma multa por excesso. Sem acidente e sem multa por excesso de velocidade", conta Itamar Nery Pimentel, administrador de empresa de transporte.
Fonte: Jornal Hoje (Rede Globo), 6 de julho de 2012