O número de ciclistas internados por causa de acidentes no estado de São Paulo aumentou. Só em 2010, 260 ciclistas perderam a vida no trânsito.
Na disputa por espaço nas ruas e avenidas das cidades brasileiras, sofre mais quem é mais fraco. E quando as leis de trânsito não são respeitadas, o perigo aumenta muito. Basta um passeio por São Paulo para mostrar que essa é a realidade.
Instalamos uma câmera no capacete de um ciclista experiente. Antes de sair, ele dá uma dica. "Você tem que conhecer o local em que está pedalando. Tem que conhecer a via, estudar a via. Faça o trajeto de bicicleta em um final de semana, quando é mais tranquilo, com alguém experiente", sugere o consultor em mobilidade André Pasqualini.
E vá com atenção. Um motorista distraído abriu a porta do carro e quase provocou um acidente. Mais à frente, uma ultrapassagem sem cuidado. E outro ciclista é fechado. Quem anda de bicicleta reclama dos motoristas.
Mas ciclistas também ignoram as regras. Vão na contramão, na faixa de pedestre, desrespeitam o semáforo. Pedalar na calçada não tem desculpa.
Leis existem, mas não são aplicadas porque não foram regulamentadas. "Não há ainda todo o cadastramento das bicicletas. Então, não se tem como fiscalizar", argumenta
Irineu Gnecco Filho, da Companhia de Trânsito de São Paulo.
Na falta da lei, a cidade tem investido em campanhas de educação. A segurança do ciclista é maior com capacete e roupas claras, quando ele sinaliza antes de uma conversão, evita avenidas movimentadas, trafega na lateral da pista e respeita as leis de trânsito.
Fonte: Jornal Nacional (Rede Globo), 7 de julho de 2012