Parking News

A cidade de São Paulo tem 938 ônibus com mais de dez anos de vida útil - o que é proibido, de acordo com o contrato que as empresas de ônibus têm com a Prefeitura. Eles circulam, segundo as empresas e a própria São Paulo Transporte (SPTrans), porque as viações estão com dificuldades em oferecer garantias para financiar a compra de novos veículos.
O levantamento com os dados de janeiro foi obtido pelo Estado por meio da Lei de Acesso à Informação. Mas, dia 25, a SPTrans informou que o número é menor: 752 veículos, com base em dados do último dia 15. A frota da cidade é de 14,8 mil veículos.
Os ônibus antigos, fabricados em 2003, provocam queixas. Usuários reclamaram da situação de um ônibus que estreou nas vias paulistanas no dia de Natal de 2003. Ele faz o percurso Rio Pequeno-Terminal Lapa, da linha 7725, na zona oeste. Diferentemente dos modelos mais recentes, o veículo não tem piso baixo, dificultando a entrada de pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, os degraus para o embarque são bastante altos.
Protestos
Os contratos da SPTrans com empresas de ônibus venceriam no ano passado. Mas, diante dos protestos contra o aumento da passagem em junho, a Prefeitura decidiu cancelar a licitação para renová-los. Os contratos antigos foram prorrogados até que se fizesse uma auditoria no sistema de transportes, tido como uma "caixa-preta".
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SP Urbanuss) alega que, por isso, não consegue, nos bancos, financiamentos mais robustos.
O diretor financeiro da SPTrans, Adauto Farias, afirma que os ônibus antigos também são fiscalizados e que, se é constatada uma anormalidade, os veículos são retirados de circulação. Esses ônibus são vistoriados a cada 60 dias - os veículos dentro da validade passam por vistoria a cada 180.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 26 de fevereiro de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Onde Santos vai parar? (03/03/2014

Santos não pode parar porque não há lugar para estacionar. Mais que um trocadilho baseado em uma frase de impacto, as palavras mostram uma realidade. Se a cada dia há mais veículos saindo das concessi (...)

Praia Grande scute mobilidade urbana (05/03/2014)

Para melhorar o deslocamento de pessoas e bens em Praia Grande, a prefeitura está elaborando o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), que tem previsão de término em abril de 2015. No momento, estão em (...)

A pirotecnia das "vagas vivas" (06/03/2014)

Tal como outras iniciativas suas, a mais nova invenção do prefeito Fernando Haddad - a criação das chamadas "vagas vivas" em calçadas - confirma a desagradável impressão de que ele com frequência impr (...)


Seja um associado Sindepark