Parking News

As estradas paulistas tiveram o carnaval mais violento dos últimos quatro anos, com 37 mortes entre sexta-feira e quarta-feira, 5. O Estado de São Paulo não tinha tantos acidentes fatais desde 2010, quando 41 pessoas haviam morrido em acidentes durante o carnaval. O aumento foi de 37% em relação ao ano passado, quando foram registradas 27 mortes. O resultado negativo ocorre depois de uma queda 69% no número de blitze da lei seca feitas pela Polícia Militar.
Também cresceu o total de acidentes, que passaram de 864 no ano passado para 965 neste ano (mais 11,7%) e, consequentemente, o número de pessoas feridas por causa das colisões, quedas e atropelamentos, que somaram 550 vítimas neste carnaval, contra 445 em 2013 - crescimento de 23,6% na comparação entre os dois feriados prolongados.
A Polícia Militar Rodoviária culpou, em nota, o aumento de atropelamentos para justificar resultado tão negativo. "As principais causas para essa elevação do número de mortes foram os atropelamentos de pedestres e os acidentes envolvendo motocicletas, que somados corresponderam ao total de 25 mortes nesta Operação Carnaval, ou seja, 67,5% do total", diz a corporação, em texto divulgado nesta quarta.
Apesar de a PM informar ter flagrado 895 motoristas embriagados neste carnaval, a corporação não informou se há dados sobre a embriaguez das pessoas envolvidas nos acidentes.
Lei seca
Fato é que o aumento de acidentes, vítimas e, principalmente, mortes, coincide com um afrouxamento que a fiscalização da lei seca teve neste começo de ano.
Segundo dados da própria Polícia Militar, solicitados pelo Estado há duas semanas, houve uma grande redução no número de ações da chamada Operação Direção Segura - que fiscaliza o cumprimento da lei seca.
Em janeiro de 2013, haviam sido realizadas 227 operações do tipo. Neste ano, foram apenas 70 ações, ou 69% menos.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 6 de março de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Onde Santos vai parar? (03/03/2014

Santos não pode parar porque não há lugar para estacionar. Mais que um trocadilho baseado em uma frase de impacto, as palavras mostram uma realidade. Se a cada dia há mais veículos saindo das concessi (...)

Praia Grande scute mobilidade urbana (05/03/2014)

Para melhorar o deslocamento de pessoas e bens em Praia Grande, a prefeitura está elaborando o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), que tem previsão de término em abril de 2015. No momento, estão em (...)

A pirotecnia das "vagas vivas" (06/03/2014)

Tal como outras iniciativas suas, a mais nova invenção do prefeito Fernando Haddad - a criação das chamadas "vagas vivas" em calçadas - confirma a desagradável impressão de que ele com frequência impr (...)


Seja um associado Sindepark