Segundo Fontes, atualmente, somente são aprovadas as chamadas fichas prime, em que há a necessidade de comprovação de renda, estabilidade de emprego e moradia, ao contrário do que era exigido no passado, quando o consumidor precisava apenas não ter restrições no nome para conseguir um financiamento. As informações são do InfoMoney.
Processo atual
Para conseguir a aprovação de um financiamento, atualmente, as concessionárias enviam o cadastro do cliente a um determinado banco e, em caso de recusa, esta ficha é enviada a um segundo banco ou terceiro até que uma instituição aprove o crédito.
"Isso prejudica a situação do consumidor, pois existe um monitoramento bancário on-line que informa as passagens por este caminho, dificultando ainda mais a aprovação", explica Fontes.
Mesmo com todo o cuidado na liberação de crédito, a inadimplência continua aumentando. O sistema de retomada dos veículos para inadimplentes com mais de 90 dias de atraso apresenta um cenário confuso, na opinião de Fontes. Segundo ele, os devedores estão entrando com ações na Justiça questionando os valores exorbitantes cobrados na concessão do crédito, nos quais eram embutidos os retornos de financiamentos pagos à vista aos concessionários.
Fonte: site InfoMoney, 16 de março de 2012