Parking News

Um ano após sair da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e passar por outras duas pastas, Gestão Pública e Planejamento, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) aposta todas as fichas na internet. Desde o dia 18, no portal do órgão, a população pode usar dois novos serviços online: comunicação de venda e recurso de penalidades, destaca O Estado de S. Paulo. Para utilizar ambos os serviços é necessário fazer um cadastro no site do Detran (www.detran.sp.gov.br) e preencher os dados requeridos. Depois, é só encaminhar a documentação via Correios.
Quem escolher recorrer de multa - nesse caso, apenas penalidades aplicadas por órgãos estaduais, como a Polícia Militar - ou se defender da suspensão do direito de dirigir poderá ainda acompanhar o processo via internet. "Queremos que a população utilize cada vez mais serviços eletrônicos e só quem realmente precise vá até as unidades presenciais", afirma o coordenador do Detran, Daniel Annenberg. Além dos dois novos serviços, há outros 18 disponíveis no site do departamento. Pelo uso dos Correios, é cobrada uma taxa de R$ 11. Na página da internet é possível ver o passo a passo que explica como realizar os procedimentos.
Ex-gestor do Poupatempo, Annenberg afirma querer mudar a imagem do Detran, antes gerido por integrantes da Polícia Civil. "A mentalidade que existe não só no Detran, como nos órgãos parceiros, sempre foi punitiva ou de segurança."
Mudança
Um dos passos que devem ajudar nessa mudança é a transformação do departamento - que ainda vai virar uma autarquia estadual. Apoiado por Alckmin, o projeto será enviado à Assembleia Legislativa e poderá ser aprovado neste ano.
Outra novidade é a criação de dois núcleos para apoio na elaboração de políticas públicas que ajudem a diminuir os acidentes de trânsito. Um deles é um Conselho Estadual de Trânsito, formado por estudiosos, com objetivo de analisar a situação atual. O outro é um Observatório de Trânsito, para produzir estatísticas confiáveis e atualizadas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 de março de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Esquina infernal (21/03/2012)

A Rua Aspicuelta, epicentro atual do agito noturno da Vila Madalena, contraria a lei da física de que dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Ela reúne dezenove bares apenas no trecho entre as ruas Mou (...)

A frota vira lata (21/03/2012)

Parado há três meses na Alameda dos Guatás, no bairro da Saúde, Zona Sul, o Subaru Impreza 1995 está sem as rodas e os vidros. O que algum dia rodou por aí como um respeitável sedã importado hoje é um (...)

Os donos das ruas (19/03/2012)

A Prefeitura de São Paulo vai instituir a cobrança antecipada do Imposto Sobre Serviço (ISS) das empresas de valet da capital. Pela norma, que deverá entrar em vigor até o fim deste semestre, elas ter (...)


Seja um associado Sindepark