Parking News

O número de multas por excesso de velocidade aplicadas pela São Paulo Transporte (SPTrans) a ônibus da capital cresceu de 2.324 para 2.650, ou 14%, entre 2010 e 2011. Isso significa que, no ano passado, sete motoristas de coletivos foram multados por dia. Essas não são autuações de trânsito - aplicadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) -, mas penalidades administrativas. A empresa municipal que gerencia cerca de 15 mil ônibus e micro-ônibus também aplica multas por problemas operacionais, como atrasos. São punições aplicadas a empresas e cooperativas. A multa por andar além do limite é de R$ 720 e dobra em caso de reincidência, segundo O Estado de S. Paulo.
Mesmo com o aumento no número das multas, continuam comuns os acidentes com ônibus acima do limite de velocidade. No mês passado, um ônibus atingiu um carro na Avenida Vereador José Diniz, na zona sul, e matou duas pessoas. Segundo testemunhas, o veículo estava a 80 km/h. O motorista foi indiciado por homicídio doloso.
Segundo a CET, em 2010, 20,5% dos veículos que causaram morte de pedestres na cidade de São Paulo eram ônibus.
A SPTrans afirma que o aumento nas multas se deve ao aperto na fiscalização. Já o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano (Sindmotoristas) afirma que houve um abrandamento em relação às empresas. Antes, segundo a entidade, a cada multa as empresas perdiam pontos, o que poderia se reverter em rompimento de contrato. Esse sistema foi abandonado em 2008.
Para especialistas, ainda falta controle. "Se a fiscalização fosse intensificada, acho que seriam dez vezes mais multas", diz o consultor em engenharia de tráfego Flamínio Fichmann. "Nos corredores fora do horário de pico, os ônibus passam de 50 km/h (limite nessas vias)."
Fonte: O Estado de S. Paulo, 14 de março de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Esquina infernal (21/03/2012)

A Rua Aspicuelta, epicentro atual do agito noturno da Vila Madalena, contraria a lei da física de que dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Ela reúne dezenove bares apenas no trecho entre as ruas Mou (...)

A frota vira lata (21/03/2012)

Parado há três meses na Alameda dos Guatás, no bairro da Saúde, Zona Sul, o Subaru Impreza 1995 está sem as rodas e os vidros. O que algum dia rodou por aí como um respeitável sedã importado hoje é um (...)

Os donos das ruas (19/03/2012)

A Prefeitura de São Paulo vai instituir a cobrança antecipada do Imposto Sobre Serviço (ISS) das empresas de valet da capital. Pela norma, que deverá entrar em vigor até o fim deste semestre, elas ter (...)


Seja um associado Sindepark