Segundo a prefeitura, também estão sendo cadastrados os 2.500 pontos de ônibus de Jundiaí, todos os itinerários da frota e as 70 linhas em operação, em um processo chamado de Sistema de Controle de Desempenho da Frota. O objetivo é incrementar a fiscalização e o controle dos horários e itinerários e, ainda, garantir maior eficiência e agilidade na operacionalização do Situ (Sistema Integrado de Transporte Urbano).
O equipamento instalado no ônibus calcula a cada segundo as coordenadas da localização do veículo via satélite e as envia pela rede de telefonia móvel para a central - onde reside o banco de dados e é realizado todo o monitoramento.
Com o sistema, será possível, por exemplo, detectar precocemente a necessidade de mais ônibus em determinada linha, se algum ônibus quebrou ou se envolveu em acidente. Também será mais fácil detectar os congestionamentos e os horários mais complicados.
Na última etapa da implantação do sistema de monitoramento, todas essas informações serão disponibilizadas para os passageiros, por meio de painéis instalados nos terminais, da internet ou ainda do telefone celular. Assim, o usuário poderá saber se há atrasos na sua linha, em quanto tempo o ônibus chegará ao ponto, entre outros dados.
Fonte: BOL Notícias, 10 de novembro de 2010