De acordo com a Fipe, o avanço no preço do etanol passou de 10,14% para 9,58% entre a divulgação do IPC do final do mês passado e o anúncio feito dia 10 do indicador de inflação da primeira quadrissemana de novembro. O valor médio da gasolina, por sua vez, subiu 1,59% no começo do mês atual ante variação positiva de 1,40% observada no fechamento de outubro.
Segundo a Fipe, tanto a alta do etanol como a da gasolina continuaram acima da inflação média verificada em São Paulo na primeira quadrissemana de novembro, de 0,97%. Ajudaram, entretanto, na desaceleração que o grupo Transportes mostrou no período, de um avanço de 0,88%, no encerramento de outubro, para uma alta de 0,85% no início do mês seguinte.
O coordenador do IPC disse à Agência Estado que, de acordo com as pesquisas de ponta, que chegam à Fipe com informações mais atualizadas dos postos de combustíveis e que ainda serão inseridas nas próximas divulgações do indicador de inflação, o preço do etanol começa, de fato, a subir um pouco menos na cidade de São Paulo. "O item está ainda ajudando a pressionar a inflação. A tendência para as próximas medições é, no entanto, que ele continue em nível alto, mas desacelerando", previu.
Fonte: Agência Estado, 10 de novembro de 2010