Entrega, só de multas (06/05/2008)
Os caminhões de entrega que tentaram circular dia 5 pela cidade do Rio de Janeiro tiveram de enfrentar barreiras de contenção e cerca de 400 fiscais com talão de multa em punho. É que nesse dia entrou em vigor o decreto municipal que proíbe veículos de carga e descarga não só de parar, mas também de rodar por uma área delimitada pela orla marítima e por 26 vias da cidade, nos horários entre 6h e 10h e 17h e 20h dos dias úteis. No primeiro dia de fiscalização, 177 motoristas foram multados só de manhã, relatam Simone Candida e Natanael Damasceno no jornal O Globo. Segundo o inspetor Itaharaci Júnior, responsável pelo 1º Grupamento de Trânsito da Guarda Municipal, vários caminhoneiros alegaram estar desinformados.
A proibição, no entanto, não vale para caminhões de bebidas, já que a Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas e o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja conseguiram na Justiça uma liminar garantindo o direito de trabalhar. A Prefeitura vai recorrer da decisão.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, a ausência de caminhões na cidade na hora do rush diminuiu os engarrafamentos e melhorou o fluxo de veículos no trânsito do Rio. As vias de acesso, no entanto, ficaram congestionadas.
Fonte: O Globo (RJ), 6 de maio de 2008