Segundo a Gazeta Mercantil, num documento entregue a Moraes, as entidades alegam que o custo do transporte aumentará 13,23% com a mudança da operação para o horário noturno. Eliminar o Veículo Urbano de Carga (VUC), caminhão que mede 6,3 metros, resultaria num aumento de 500% da frota circulante durante o horário comercial porque a frota será substituída por um elenco de veículos de menor porte, afirma o documento.
Entre outras críticas, o documento aponta que a restrição ao caminhão em São Paulo "contribuirá para o aumento da criminalidade, pela ausência de policiamento ostensivo que garanta a segurança de veículos, trabalhadores e produtos transportados durante a madrugada". As entidades de transporte propõem à prefeitura paulistana, entre outras medidas para diminuir os congestionamentos em São Paulo, intensificar a fiscalização para identificação e retirada de circulação de veículos que não oferecem condições mínimas de segurança.
Fonte: Gazeta Mercantil (SP), 2 de maio de 2008