Dividir a atenção entre o volante e alguém do outro lado da linha foi uma das infrações mais comuns neste ano. De janeiro a agosto, o Detran registrou 28.065 flagrantes de motoristas falando ao telefone.
No mesmo período, o total de multas chegou a 1.250.502 - número superior a toda a frota de veículos do DF. Do total, 34.354 multas foram aplicadas por falta de cinto de segurança; 21.205, por trânsito em local proibido e 8.295 para motoristas que dirigiam sem carteira de motorista.
Os pardais registraram a maior quantidade de multas aplicadas neste ano. De janeiro a agosto, 960.976 motoristas avançaram o sinal vermelho ou foram flagrados em excesso de velocidade.
O chefe da fiscalização do Detran, Silvaim Fonseca, também chama atenção para a quantidade de motoristas pegos com sinais de embriaguez, quase sete mil casos. Desde que a Lei Seca entrou em vigor, em 2008, cerca de 20 pessoas são flagradas por dia no DF por dirigir após o consumo de álcool.
"As pessoas apostam na impunidade e só acreditam quando são punidas. Graças a Deus, apesar de não termos o efetivo ideal estamos conseguindo manter a média de redução de acidentes de trânsito", destaca Silvaim.
Fonte: programa DFTV 2ª Edição (TV Globo), 7 de setembro de 2010