Parking News

Mais uma tentativa para desafogar parte do caótico trânsito de Belo Horizonte (MG) começou a ganhar força com a abertura de licitação para a elaboração de estudos técnicos e projetos executivos de um novo sistema de transporte rápido por ônibus nas avenidas Antônio Carlos e Pedro I. A medida prevê um sistema que diminua o tempo de viagem, numa pista exclusiva. O passageiro pagaria a passagem antes de embarcar, em plataformas que serão construídas. As propostas serão entregues no dia 1° de abril e o prazo para a elaboração do projeto vencedor será de nove meses. A expectativa da BHTrans é que as intervenções sejam iniciadas em fevereiro de 2010.
Segundo o jornal Hoje em Dia, especialistas elogiam a iniciativa, mas fazem ressalvas em alguns pontos. Diariamente, cerca de 70 mil veículos circulam pela Avenida Antônio Carlos e outros 60 mil pela Pedro I. De acordo com o gerente de Coordenação de Mobilidade Urbana da BHTrans, Rogério Carvalho, será necessário adaptar a pista central, dedicada aos ônibus, que terão uma velocidade muito próxima da praticada no metrô. O engenheiro Osias Baptista, consultor em Transporte e Trânsito, elogia o projeto, mas alerta que não se pode ignorar o que será feito quando os ônibus saírem dos corredores e entrarem nos bairros e no Centro de BH. "O veículo a ser utilizado tem que poder operar tanto para o transporte rápido como para o tradicional."
Fonte: Hoje em Dia (Belo Horizonte), 28 de fevereiro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Pedágio na Fernão as (09/03/2009

Começou esta semana a cobrança de pedágio em mais duas praças da rodovia Fernão Dias, estrada de 582 km que liga as cidades de São Paulo e Horizonte. Os novos postos de cobrança ficam em cidades minei (...)

IR 2009: tire suas dúvidas sobre veículos (03/03/2009)

O portal G1 reuniu as principais dúvidas dos leitores sobre como declarar veículos no Imposto de Renda. As perguntas foram respondidas pela consultoria IOB.