A Prefeitura de São Paulo começou a liberar no dia 10 o primeiro lote de devolução da tarifa de inspeção veicular. O valor da devolução é de R$ 52,73. O pagamento será feito mediante crédito em dinheiro na conta corrente indicada pelo proprietário ou arrendatário do veículo, ou, para aqueles que fizeram a opção, por meio de Ordem de Pagamento do banco Itaú. Neste caso, para sacar o dinheiro, o proprietário ou arrendatário deverá dirigir-se a qualquer agência do banco, munido de um documento de identidade com foto.
Conforme noticiou a Agência Estado, no primeiro lote serão contemplados os pedidos referentes a veículos de placa final 1, que fizeram a inspeção veicular em fevereiro e no mesmo mês solicitaram a devolução. Para saber se foi incluído no primeiro lote de devolução, o proprietário ou arrendatário do veículo pode consultar o site da Prefeitura. Para aqueles que cadastraram um e-mail no site já foi enviada a informação detalhada sobre o pedido.
O segundo lote de devolução será liberado no dia 10 de abril de 2009. Para o primeiro lote foram feitos 5.798 pedidos de devolução da tarifa de inspeção, dos quais 2.224 foram aprovados e 3.574 rejeitados, em razão de alguma inconsistência existente no pedido.
A maior parte das devoluções será creditada na conta corrente do proprietário ou arrendatário, havendo somente 35 pedidos de devolução por meio de Ordem de Pagamento.
A maioria dos pedidos rejeitados (2.755) teve como causa o fato de o veículo não estar licenciado no exercício de 2009. Outras 318 solicitações foram rejeitadas porque o proprietário ou arrendatário do veículo estava inscrito no Cadastro Informativo Municipal - Cadin Municipal. Outros casos envolveram inconsistência nos dados cadastrais e pedidos que se referiam ao calendário de 2008. Apenas os pedidos rejeitados por inconsistência nos dados cadastrais (357) deverão ser refeitos, para a correção do erro.
Fonte: Agência Estado, 9 de março de 2009
Outras matérias da edição
Para evitar paralisação de radares, município terá contrato emergencial (07/03/2009)
A Secretaria de Transportes da Capital está correndo para evitar que os 97 radares fixos da cidade deixem de multar os motoristas que ultrapassam o limite de velocidade e desrespeitam o rodízio. A pas (...)
Pedágio na Fernão as (09/03/2009
Começou esta semana a cobrança de pedágio em mais duas praças da rodovia Fernão Dias, estrada de 582 km que liga as cidades de São Paulo e Horizonte. Os novos postos de cobrança ficam em cidades minei (...)
Montadoras puxam a recuperação da economia (08/03/2009)
A indústria automobilística foi uma das primeiras a sentir os efeitos da crise. E agora é uma das primeiras - ou a única - a mostrar sinais de recuperação. A vida está voltando ao normal nas linhas de (...)
Denatran: só 11% dos acidentes têm mulher ao volante (06/03/2009)
Alvo de brincadeiras machistas, as brasileiras têm agora um bom argumento para provar que dirigem bem e são cuidadosas no trânsito, afirma reportagem da Agência Estado. É que uma pesquisa do Departame (...)
Ponte Rio-Niterói comemora 35 anos de idade (04/03/2009)
No dia 4 de março, a Ponte Rio-Niterói, que liga as cidades Rio de Janeiro e Niterói, completou 35 anos. O projeto da ponte teve financiamento inglês e a sua construção durou cinco anos, lembra o site (...)
Fecomercio-SP: faturamento do varejo cai em janeiro (05/03/2009)
O comércio varejista na capital paulista registrou em janeiro um faturamento 3,8% menor que o apurado no mesmo mês do ano passado, indicou dia 5 de março a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista, (...)
Multa por avanço de sinal é cancelada (05/03/2009)
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro cancelou, dia 4 de março, uma multa aplicada a um motorista flagrado ao avançar um sinal pela madrugada, na Avenida Maracanã, na Zona Norte da cidade. Segundo o (...)
Toneladas de carros velhos viram sucata em São Paulo (05/03/2009)
Você sabe para onde vão os carros velhos, sem condições de rodar? Antes, a resposta era fácil: para o ferro-velho. Mas isso começa a mudar. A indústria da reciclagem cresce, e os lucros para o meio-am (...)
IR 2009: tire suas dúvidas sobre veículos (03/03/2009)
O portal G1 reuniu as principais dúvidas dos leitores sobre como declarar veículos no Imposto de Renda. As perguntas foram respondidas pela consultoria IOB.