Parking News

Abastecer o carro com etanol continua sendo vantajoso na cidade de São Paulo. De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgados dia 2, a relação entre o preço do etanol e o da gasolina diminuiu mais em julho e atingiu 66,96%, contra 68,18% em junho. Trata-se da menor variação registrada desde junho de 2011, quando foi de 64,57%, disse Rafael Costa Lima, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). As informações são da Agência Estado.
Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol é de 70% do poder dos motores a gasolina. Entre 70% e 70,50%, é considerada indiferente a utilização de gasolina ou etanol no tanque.
Na comparação semanal, a relação de preço entre o etanol e a gasolina também perdeu força. Na quarta semana de julho, a taxa foi de 66,59%, depois de atingir 67,94% no período anterior. "Em anos anteriores, o preço do etanol começava a cair em abril. Neste ano, ficou praticamente estável nesse período e depois, em maio, junho e julho, é que passou a recuar", avaliou o economista.
De acordo com Costa Lima, os preços devem continuar em baixa diante da expectativa de que a safra deste ano não deverá ser tão ruim quanto o mercado esperava.
Fonte: Agência Estado, 2 de agosto de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Preços de imóveis sobem 1% (03/08/2012)

A desaceleração de preços segue como marca do mercado imobiliário em seis capitais brasileiras e no Distrito Federal. Em julho, a valorização do metro quadrado repetiu o desempenho do mês anterior, 1% (...)

Venda de carros bate recorde em julho (02/08/2012)

A indústria automobilística teve o melhor julho em vendas, com 364,2 mil veículos, incluindo caminhões e ônibus. Foi também o segundo melhor resultado mensal da história - perde para dezembro de 2010, (...)

A novela das garagens (01/08/2012)

Há 25 anos que planos para a construção de garagens subterrâneas na capital paulista se sucedem, mas só o primeiro deles foi executado e, ainda assim, parcialmente. Apesar do estardalhaço, muito pouco (...)

O inferno para estacionar o carro (08/08/2012)

Um levantamento realizado pela consultoria de tráfego TTC em parceria com o instituto de pesquisas Fran6 deu números a um problema bem conhecido por todos os motoristas paulistanos: o sufoco para esta (...)


Seja um associado Sindepark