O Detran prefere não fazer ligação entre o excesso de multas e a perda da CNH. O órgão argumenta que o ponto registrado fica no prontuário por 12 meses - e depois é retirado.
"É importante ressaltar que, para os condutores que não atingiram a pontuação máxima, o efeito suspensivo de eventuais multas vale após 12 meses. Além disso, cabe ao cidadão recurso junto aos órgãos autuadores e ao Detran. Assim, não é possível afirmar que o aumento de multas implicará, necessariamente, aumento no número de condutores notificados", afirma o departamento, em nota.
Direção sem carteira
Por outro lado, a apreensão não quer dizer que esses 122 mil motoristas deixaram de dirigir. Uma corretora de imóveis de 47 anos, que pediu para não ter seu nome publicado, conta que dirigiu o ano todo mesmo com a carteira cassada. O documento já estava vencido desde 2010. Para completar, a CNH dela foi roubada na metade do ano passado.
A corretora diz ainda que pretende regularizar sua situação ainda neste ano.
O advogado Marcos Pantaleão, especialista em trânsito, lembra que, caso o processo para suspensão da carteira de habilitação esteja concluído e o motorista seja flagrado guiando um veículo, ele pode até ser levado para a delegacia, pois estará cometendo um crime de trânsito. "A suspensão pode chegar a 24 meses", alerta. Mas será de um mês a três meses caso se trate da primeira suspensão.
A contabilidade dos pontos nas CNHs começou em 1998, quando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi revisto. Até dezembro, segundo o Detran, a cidade tinha 5,8 milhões motoristas registrados.
Tira dúvidas
- Quando o motorista perde a CNH?
Quando atinge 20 pontos em 12 meses, o condutor é notificado sobre a pontuação e pode apresentar um recurso no Detran (no caso da capital) ou nas Ciretrans (em outras cidades). O Detran julga o recurso e determina a suspensão do direito de dirigir.
- A pessoa só perde a carteira com os 20 pontos?
Não. Algumas infrações gravíssimas, como dirigir sob efeito de álcool, também suspendem a habilitação.
- Quanto tempo dura a suspensão?
Depende. Se é pela primeira vez e o condutor obedeceu aos prazos para recurso e entrega da habilitação, a suspensão dura de 1 a 3 meses. Mas pode chegar a dois anos, dependendo da multa e do histórico do condutor.
- E como eu posso recuperar a CNH?
Durante a suspensão, é preciso fazer uma prova (em alguns casos, um curso de reciclagem) e, se aprovado, envia-se o certificado diretamente ao Detran e se obtém a CNH de volta.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 1 de fevereiro de 2012