Segundo o Coordenador de Trânsito de Ourinhos, Francisco José Hial, "só em janeiro de 2012 o sistema de Zona Azul registrou 681 autuações de trânsito na cidade, aplicadas pela Polícia Militar".
A Polícia Militar informou que 40% das multas são para cartão vencido não renovado, 30% para cartões em branco ou com preenchimento incorreto e 30% por falta do mesmo. O valor pago pelos infratores é de R$ 53,20, além de 3 pontos perdidos na carteira.
A Prefeitura pede colaboração e critério da população. "O município conta com uma frota de 60mil veículos e a tarifa é necessária para gerar um rodízio de vagas no pouco espaço que existe nas ruas do Centro da cidade. A frota de Ourinhos cresceu 1% a mais que a média nacional", afirma Hial.
Atenção motociclistas
Pouca gente sabe, mas os donos de moto também precisam pagar a tarifa. A isenção só acontece quando as motocicletas estão estacionadas nos bolsões próprios para o tipo de veículo.
Guarda Mirim
Todo o dinheiro arrecadado com a venda dos cartões de Zona Azul é revertido para a Guarda Mirim Municipal. O salário dos adolescentes que trabalham nas ruas comercializando os talões é pago com o recolhimento da tarifa. São 170 jovens beneficiados com o programa.
Fonte: portal G1, 2 de fevereiro de 2012