PRF usará helicópteros para flagrar motoristas infratores (04/02/2012)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai usar helicópteros para flagrar motoristas infratores no Rio de Janeiro. Para identificar as placas do alto, os agentes no helicóptero vão ter a ajuda de binóculos. De cima, os policiais farão contato com as equipes da Polícia Rodoviária em terra. Assim, será possível apertar o cerco. O sistema já é usado de vez em quando em Santa Catarina, mas estreia no Rio de Janeiro agora. Segundo o Jornal da Globo, o helicóptero vai complementar o esquema de segurança e vigilância das estradas que cortam o Rio de Janeiro, principalmente os acessos à Região dos Lagos, e vai ser utilizado especificamente na operação para o carnaval 2012.
O inspetor Marcelo Malheiros, coordenador do trabalho, explica que a principal infração nessa época é a ultrapassagem pelo acostamento, quando o motorista procura um jeito de escapar do trânsito pesado nas estradas. A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 574,61 e perda de sete pontos na carteira.
"Quando eles avistam que há uma fiscalização à frente, o veículo que está cometendo infração tende a se misturar no fluxo de carros seguindo a forma correta, e o policial que está na pista tenta abordar e acaba não conseguindo. Com o sobrevoo da aeronave, vai indicar precisamente o veículo, e ele vai ser abordado e autuado", disse o agente.
Fonte: Jornal da Globo, 4 de fevereiro de 2012