O Departamento de Controle de Uso de Vias Públicas (Convias) é o órgão municipal responsável pela emissão dos alvarás dos serviços com data marcada - os reparos emergenciais não precisam de licença e, por isso, não entram na conta. Mas é a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) quem determina o horário e enfrenta o dilema de atrapalhar o trânsito ou perturbar o sono dos moradores.
Calmantes
À noite, mesmo quando não usam maquinários barulhentos, operários carregam equipamentos, transportam material em caminhões pesados e, não raramente, gritam, perturbando o sono dos vizinhos. "A gente sabe que as obras são importantes porque levam esses serviços todos às casas das pessoas, mas incomodam", diz Luzia Honória da Silva, moradora da Barra Funda, na zona oeste. Nas duas semanas em que funcionários da Comgás executaram serviços de manutenção em sua calçada, a aposentada abusou dos calmantes para poder dormir.
Na busca por uma noite tranquila, moradores ainda lutam contra o barulho de caminhões pesados - que sofrem restrições para rodar durante o dia e são responsáveis por outro serviço que tira o sono: a retirada de caçambas das ruas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 6 de novembro de 2011