Pórticos com câmeras que identificarão essas tags estarão espalhados em nove pontos da Rodovia Santos Dumont para detectar a passagem dos veículos.
Segundo o governador Geraldo Alckmin, o projeto, batizado de Ponto a Ponto, é mais justo. "Quem anda menos, paga menos; quem anda mais, paga mais. Isso vai corrigir uma série de distorções." Ele defendeu ainda que o sistema será mais moderno e que inicia um processo que culminará, no futuro, no fim das barreiras de pedágio em todo o Estado.
O sistema a ser adotado pelo Estado de São Paulo seguirá o programa chamado Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav). O governo federal já determinou que os carros novos vendidos a partir do ano que vem tenham a etiqueta eletrônica, que vai permitir que os veículos sejam rastreados. Com esse monitoramento, os órgãos de fiscalização e as polícias de todo o País vão poder, a qualquer momento, identificar irregularidades como falta de licenciamento, multas não pagas e encontrar carros roubados, por exemplo.
Jaguariúna
Alckmin anunciou que outras duas estradas receberão o novo sistema de pedágio. Uma é a SP-340, que passa por Jaguariúna. Hoje, moradores da cidade têm de pagar o pedágio integral, de R$ 9,10, toda vez que usam a estrada.
Outra rodovia que será contemplada é a SP-360, em Itatiba. Cerca de mil famílias hoje pagam R$ 2 toda vez que usam rodovia, a única ligação com Jundiaí. Com o pedágio proporcional, o valor vai cair para R$ 0,60.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 4 de novembro de 2011