A Zona Azul especial no Parque do Ibirapuera foi implementada há menos de um mês e a Prefeitura de São Paulo já pensa em ampliá-la.

A pedido do secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, a Companhia de Engenharia e Tráfego estuda a viabilidade de incluir a área do autorama e o entorno do Parque na cobrança. "Se tudo correr bem, no próximo mês faremos a ampliação", afirmou Matarazzo.

Na área do autorama, a cobrança ocorrerá diariamente, como nos outros bolsões de estacionamento que já funcionam dentro do parque.

Nas avenidas do entorno - República do Líbano e Pedro Álvares Cabral -, a Zona Azul vai funcionar apenas nos fins de semana, quando o movimento na região é maior. "Além de aumentar a rotatividade de vagas, queremos acabar com os flanelinhas e "flanelões" que rondam aquela área", afirmou Matarazzo.

O sistema começou a funcionar em caráter experimental, por seis meses, em fevereiro deste ano. Por duas horas de estacionamento na área do Parque, o motorista paga R$ 1,80 - nas ruas da Capital, o cartão custa o mesmo preço, mas vale apenas por uma hora.  A fiscalização é feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e nos fins de semana, das 8h às 18h.

A multa para quem não usa o talão é de R$ 53,20. O tempo máximo de permanência na vaga é de quatro horas. Depois, o motorista é obrigado a procurar outro lugar para parar.

Em fevereiro, das quase mil vagas do Parque, 600 entraram na Zona Azul: 504 destinadas a veículos comuns; 24 para deficientes físicos e 72 para motos. Na época, muitos usuários do parque ficaram revoltados com a medida. Uns chegaram a dizer que deixariam de freqüentar o Ibirapuera.

Para o secretário, a cobrança pelas vagas do parque trouxe benefícios aos usuários, com a maior rotatividade nos estacionamentos. "Quem ficou descontente com a Zona Azul foi o pessoal que trabalha naquela região e se aproveitava das vagas do parque. Para eles, acabou a mamata."

Fontes: Agora São Paulo (São Paulo), 12 de maio de 2007
Diário de São Paulo (São Paulo), 12 de maio de 2007
Folha de São Paulo (São Paulo),12 de maio de 2007
Jornal da Tarde (São Paulo),12 de maio de 2007

Categoria: Mercado

Arte limpa

A lei contra a poluição visual deu a Marcelo Mello a vontade de usar a cidade como uma galeria ao ar livre

Curre (...)

Pesquisa vai apontar uma São Paulo ideal

Pessoas de diversas faixas etárias e classes sociais foram ouvidas pelo instituto

Current banking behaviors are (...)

Agora, Kassab promete limpar o ar

Prefeito quer reduzir poluentes em 30% no prazo de 2 a 3 anos

Current banking behaviors are

Garagem subterrânea é saída para falta de vagas

A frota de 570 mil veículos de Campinas é responsável pela saturação de vagas nas ruas e em estacionamentos públicos e privados no município

(...)

Empresas de vida longa

Para que um negócio próprio sobreviva não basta apenas ter o dinheiro para montá-lo

Current banking behaviors a (...)

Vagas de menos

A frota de 570 mil veículos de Campinas é responsável pela saturação de vagas em estacionamentos públicos e privados no município

Current banking behaviors are

Ubatuba planeja cobrança de Zona Azul

Prefeitura envia à Câmara projeto que estende o estacionamento rotativo para as ruas centrais do município

Curre (...)

Zona Azul: multa é legal?

Os órgãos municipais de trânsito deverá fazer algumas reflexões a este respeito e rever conceitos

Current banki (...)

Energia solar pode virar lei em São Paulo

Gilberto Kassab enviou a Câmara projeto que prevê que todas as novas construções com mais de três banheiros devem instalar geradores de energia solar