Dificuldade para encontrar vaga de estacionamento enfraquece o comércio de rua, levando os consumidores a preferirem os shopping centers.

Apesar da similaridade com a história de São Paulo, este é o cenário de Campinas, cidade do interior paulista que registra frota de 570 mil veículos.

Para resolver a questão, a Prefeitura está apostando na construção de garagens subterrâneas em regime de concessão pública.

A lei, de autoria do vereador Antônio Carlos Chiminazzo, já foi sancionada pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos na última terça-feira. Falta ainda a regulamentação da lei, que estabelecerá as regras.

Por enquanto, a Prefeitura já divulgou que o investimento e a construção destes empreendimentos ficarão a cargo das empresas privadas que quiserem assumir a administração.

As áreas em que serão implantadas as garagens subterrâneas serão indicadas pela administração municipal. As unidades terão entre 350 e 400 vagas.

A concessão do poder público poderá ser de até 30 anos e o valor de investimento por parte das empresas será entre R$ 15 milhões e R$ 17 milhões por empreendimento.

O sistema é semelhante ao adotado pela Prefeitura de São Paulo, que resultou na viabilização de apenas duas garagens subterrâneas.

Madri (Espanha), por exemplo, possui 254 garagens subterrâneas, que totalizam 100 mil vagas, para atender uma população de 4,5 milhões de habitantes.

Veja mais informações na seção clipping do E-Jornal.

Categoria: Fique por Dentro

Arte limpa

A lei contra a poluição visual deu a Marcelo Mello a vontade de usar a cidade como uma galeria ao ar livre

Curre (...)

Pesquisa vai apontar uma São Paulo ideal

Pessoas de diversas faixas etárias e classes sociais foram ouvidas pelo instituto

Current banking behaviors are (...)

Agora, Kassab promete limpar o ar

Prefeito quer reduzir poluentes em 30% no prazo de 2 a 3 anos

Current banking behaviors are

Garagem subterrânea é saída para falta de vagas

A frota de 570 mil veículos de Campinas é responsável pela saturação de vagas nas ruas e em estacionamentos públicos e privados no município

(...)

Empresas de vida longa

Para que um negócio próprio sobreviva não basta apenas ter o dinheiro para montá-lo

Current banking behaviors a (...)

Vagas de menos

A frota de 570 mil veículos de Campinas é responsável pela saturação de vagas em estacionamentos públicos e privados no município

Current banking behaviors are

Zona Azul vai ser ampliada

Nova área vai funcionar apenas nos fins de semana, quando o movimento na região é maior

Current banking behavio (...)

Ubatuba planeja cobrança de Zona Azul

Prefeitura envia à Câmara projeto que estende o estacionamento rotativo para as ruas centrais do município

Curre (...)

Zona Azul: multa é legal?

Os órgãos municipais de trânsito deverá fazer algumas reflexões a este respeito e rever conceitos

Current banki (...)

Energia solar pode virar lei em São Paulo

Gilberto Kassab enviou a Câmara projeto que prevê que todas as novas construções com mais de três banheiros devem instalar geradores de energia solar