Parking News

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) disse ontem que não tem intenção de implantar pedágio urbano em São Paulo. Mas a proposta de revisão do Plano Diretor preparada por sua equipe abre a possibilidade de criação de pedágio para restringir e controlar o acesso de veículos ao centro.

Em Nova York, onde participa de uma conferência sobre questões climáticas, Kassab disse que "definitivamente, não existe a menor hipótese de ter o pedágio urbano na cidade de São Paulo na nossa gestão".

O prefeito justificou sua posição dizendo que "não é o momento de penalizar mais ainda o cidadão brasileiro com novas taxas". "O que precisamos é usar melhor os recursos arrecadados com a carga tributária."

A proposta de revisão do Plano Diretor elaborada pela Secretaria de Planejamento estabelece, como ação estratégica da política de circulação viária e de transportes, restrição ao acesso de veículos à área central, inclusive com a criação de pedágio.

A proposta está em discussão na prefeitura antes de ser enviada à Câmara. O texto foi colocado pela prefeitura em seu site (http://sempla.prefeitura.sp.gov.br). "Conceitualmente, somos contra [o pedágio]. Não será implantado", afirmou Kassab.

Ele participa em Nova York, nos EUA, do C40 Climate Summit -reunião de 40 metrópoles para discutir o aquecimento global e outras questões ambientais-, durante o qual fala sobre o projeto Cidade Limpa. O encontro termina hoje.

Para resolver o problema do trânsito, Kassab aposta no investimento em transporte coletivo -criação de novos corredores de ônibus, manutenção dos existentes e renovação da frota de ônibus, por exemplo.

No ano passado, o tema entrou em pauta quando Kassab enviou à Câmara um projeto que propunha a transferência da administração das marginais Pinheiros e Tietê para o governo do Estado, que poderia conceder as vias à iniciativa privada e implantar pedágios.

Em abril, Kassab retirou o projeto de pauta sob o argumento de que a reforma e modernização das vias poderiam ser feitas pela prefeitura, por parcerias público-privadas.

Agora, o assunto volta a ser debatido. Na semana passada, Kassab assinou decreto que restringe o acesso de caminhões ao centro, embora aumente o tamanho dos veículos que podem circular em determinadas áreas. E a apresentação da proposta de revisão do Plano Diretor põe ainda mais luz sobre o assunto.

Para Paulo César Marques da Silva, professor de transportes e engenharia de trânsito da UnB (Universidade de Brasília), o pedágio urbano é um instrumento positivo para desestimular o trânsito de veículos.

"O pedágio rodoviário é para financiamento das estradas. O urbano é diferente, tem o objetivo de desestimular o trânsito de veículos. E é muito positivo em cidades que têm um eficiente sistema de transporte."

O vereador Chico Macena (PT), ex-presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), disse que "em tese" não é contra o pedágio urbano. "O problema é que, se você implantar hoje, o transporte coletivo vai entrar em colapso."

Adriana Levisky, diretora da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, é contra. "Se você estimular o uso residencial do centro, reduzirá muito o número de viagens de carros. Pedágio é paliativo."

Fonte: Folha de São Paulo (São Paulo), 16 de maio de 2007

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Arte limpa

A lei contra a poluição visual deu a Marcelo Mello a vontade de usar a cidade como uma galeria ao ar livre

Curre (...)

Pesquisa vai apontar uma São Paulo ideal

Pessoas de diversas faixas etárias e classes sociais foram ouvidas pelo instituto

Current banking behaviors are (...)

Agora, Kassab promete limpar o ar

Prefeito quer reduzir poluentes em 30% no prazo de 2 a 3 anos

Current banking behaviors are

Garagem subterrânea é saída para falta de vagas

A frota de 570 mil veículos de Campinas é responsável pela saturação de vagas nas ruas e em estacionamentos públicos e privados no município

(...)

Empresas de vida longa

Para que um negócio próprio sobreviva não basta apenas ter o dinheiro para montá-lo

Current banking behaviors a (...)

Vagas de menos

A frota de 570 mil veículos de Campinas é responsável pela saturação de vagas em estacionamentos públicos e privados no município

Current banking behaviors are

Zona Azul vai ser ampliada

Nova área vai funcionar apenas nos fins de semana, quando o movimento na região é maior

Current banking behavio (...)

Ubatuba planeja cobrança de Zona Azul

Prefeitura envia à Câmara projeto que estende o estacionamento rotativo para as ruas centrais do município

Curre (...)

Zona Azul: multa é legal?

Os órgãos municipais de trânsito deverá fazer algumas reflexões a este respeito e rever conceitos

Current banki (...)

Energia solar pode virar lei em São Paulo

Gilberto Kassab enviou a Câmara projeto que prevê que todas as novas construções com mais de três banheiros devem instalar geradores de energia solar