Colocar a carroça à frente dos bois. É assim que pode ser definida a situação de quem abre um negócio tomando por base o dinheiro que tem em mãos. "O certo é cumprir etapas que tornem viável o negócio e só então fazer o levantamento do quanto vai ser necessário para o empreendimento", ensina o consultor de administração do Sebrae-SP, Milton Fumio Bando.

Pesquisa do Sebrae indica que 29% das pequenas empresas fecham as portas antes de completar o primeiro ano. "Em geral, são pessoas que metem as caras sem medir as conseqüências. Levantam dinheiro de uma indenização trabalhista, por exemplo, e aí já se acham aptas a abrir uma empresa", critica.

É preciso saber como se montar o negócio. "Não basta dominar o produto, tem de ter conhecimentos de administração para dar certo."

Fumio relaciona três características fundamentais para um empreendedor. "Ser persistente, saber correr riscos, ou seja, o risco calculado, e ser organizado. Se o interessado não tiver, nem adianta pensar em abrir o que quer que seja."

Depois de levantar o que é necessário para abrir uma empresa a partir de um plano de negócios, o futuro empresário já vai saber que nicho deve explorar, em que área e, principalmente, para atender a quem.

Ao colocar na ponta do lápis todo o material e mão-de-obra que serão necessários e eleger os possíveis fornecedores, é que o futuro empresário vai saber quanto vai precisar para concretizar o seu sonho. "E não é para desanimar se concluir que tem R$ 15 mil e precisa de R$ 20 mil ou mais. É nessa hora que ele deve decidir se recorre a um empréstimo ou busca um sócio."

Para não correr o risco é imprescindível ter uma reserva. O conselho final do consultor do Sebrae é que os interessados observem rigidamente a legislação. "Não monte nada na informalidade senão vai aparecer um fiscal para fechar a sua porta", conclui.

Buscando o público alvo

O desenhista Fernando Gregório, 25 anos, conta que desde pequeno sonhava em ter um negócio próprio. Fez desenho e começou a pesquisar como poderia empregar aquele conhecimento num ganha-pão. "Fiz cursos e recorri à consultoria do Sebrae. Resultado: já estou há quatro anos com a BioArtes Estúdio, fazendo logotipo, ilustração, páginas na internet e muito mais."

Gregório investiu cerca de R$ 2,5 mil para montar o estúdio. "Planejei tudo e fui buscando colaboradores na medida em que ia criando novas necessidades." Ele conta que cometeu erros como o de buscar clientes em lugar errado. "Isso foi até descobrir o meu público alvo. Não perdi mais tempo e ganhei trabalhos."

Fonte: Jornal da Tarde (São Paulo), 13 de maio de 2007

Categoria: Mercado

Arte limpa

A lei contra a poluição visual deu a Marcelo Mello a vontade de usar a cidade como uma galeria ao ar livre

Curre (...)

Pesquisa vai apontar uma São Paulo ideal

Pessoas de diversas faixas etárias e classes sociais foram ouvidas pelo instituto

Current banking behaviors are (...)

Agora, Kassab promete limpar o ar

Prefeito quer reduzir poluentes em 30% no prazo de 2 a 3 anos

Current banking behaviors are

Garagem subterrânea é saída para falta de vagas

A frota de 570 mil veículos de Campinas é responsável pela saturação de vagas nas ruas e em estacionamentos públicos e privados no município

(...)

Vagas de menos

A frota de 570 mil veículos de Campinas é responsável pela saturação de vagas em estacionamentos públicos e privados no município

Current banking behaviors are

Zona Azul vai ser ampliada

Nova área vai funcionar apenas nos fins de semana, quando o movimento na região é maior

Current banking behavio (...)

Ubatuba planeja cobrança de Zona Azul

Prefeitura envia à Câmara projeto que estende o estacionamento rotativo para as ruas centrais do município

Curre (...)

Zona Azul: multa é legal?

Os órgãos municipais de trânsito deverá fazer algumas reflexões a este respeito e rever conceitos

Current banki (...)

Energia solar pode virar lei em São Paulo

Gilberto Kassab enviou a Câmara projeto que prevê que todas as novas construções com mais de três banheiros devem instalar geradores de energia solar