O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), prepara o lançamento da segunda fase do projeto Cidade Limpa. Depois de propor uma nova legislação municipal para combater a poluição visual na Cidade, Kassab vai lançar uma ofensiva para combater a poluição do ar.

O prefeito lançou a idéia ao participar de uma palestra no Conselho das Américas, em Nova York (EUA). Kassab disse que pretende adotar medidas amargas, reduzindo em 30% a poluição do ar em São Paulo num período de dois a três anos. "No que diz respeito à poluição do ar, ainda estamos na Idade da Pedra", ressaltou o prefeito.

Vilã da poluição do ar na Capital, a emissão de gases poluentes pela frota de ônibus e caminhões já é alvo de um projeto batizado como Ar Limpo pela Secretaria Municipal de Transportes.

A Prefeitura diz que não possui instrumentos legais para exigir a inspeção veicular da frota que circula na Cidade, mas encontrou na regulamentação das atividades do transporte público e do transporte de cargas a exigência para combater e reduzir a emissão de gases poluentes.

Uma equipe técnica da secretaria desenvolve um programa de análise de alternativa energética para a frota de 15 mil ônibus, que já obriga na renovação da frota municipal a instalação de motores com a emissão de gases de acordo com o padrão europeu.

De acordo com o secretário Frederico Bussinger, a obrigatoriedade já rendeu benefícios para a qualidade do ar na cidade, pois os 1.400 ônibus renovados com novos motores no ano passado significaram 600 toneladas a menos no ano despejadas de gases poluentes particulados (fumaça preta prejudicial à saúde).

Os caminhões antigos, desregulados e sem condições de segurança que circulam na cidade também serão alvo do projeto Ar Limpo. A Prefeitura baixou no início do mês um decreto de carga urbana, estabelecendo novos parâmetros para a transporte, carga e descarga de caminhões no Centro.

A frota de caminhão circulante na região, estimada em 10 mil veículos, terá de passar por uma inspeção veicular para conseguir o cadastro. "Vamos exigir anualmente a inspeção ambiental e de segurança. Quem não fizer a inspeção será multado ao fazer o transporte de carga na região do centro, disse Bussinger.

Os parâmetros de emissão de poluentes passam a vigorar a partir de maio do próximo ano para caminhões mais leves e a partir de 2010 para os mais pesados.

Depois de falar na segunda-feira para executivos e ambientalistas no Conselho das Américas e encontrar representantes de bancos, o prefeito se reuniu com o ex-presidente norte-americano, Bill Clinton, que anunciou um programa para reduzir a emissão de gases-estufa em 15 cidades, incluindo São Paulo.

O primeiro programa tratará da ineficiência de edifícios que perdem energia em iluminação e ar-condicionado.

Fonte: Jornal da Tarde (São Paulo), 17 de maio de 2007

Categoria: Cidade

Arte limpa

A lei contra a poluição visual deu a Marcelo Mello a vontade de usar a cidade como uma galeria ao ar livre

Curre (...)

Pesquisa vai apontar uma São Paulo ideal

Pessoas de diversas faixas etárias e classes sociais foram ouvidas pelo instituto

Current banking behaviors are (...)

Garagem subterrânea é saída para falta de vagas

A frota de 570 mil veículos de Campinas é responsável pela saturação de vagas nas ruas e em estacionamentos públicos e privados no município

(...)

Empresas de vida longa

Para que um negócio próprio sobreviva não basta apenas ter o dinheiro para montá-lo

Current banking behaviors a (...)

Vagas de menos

A frota de 570 mil veículos de Campinas é responsável pela saturação de vagas em estacionamentos públicos e privados no município

Current banking behaviors are

Zona Azul vai ser ampliada

Nova área vai funcionar apenas nos fins de semana, quando o movimento na região é maior

Current banking behavio (...)

Ubatuba planeja cobrança de Zona Azul

Prefeitura envia à Câmara projeto que estende o estacionamento rotativo para as ruas centrais do município

Curre (...)

Zona Azul: multa é legal?

Os órgãos municipais de trânsito deverá fazer algumas reflexões a este respeito e rever conceitos

Current banki (...)

Energia solar pode virar lei em São Paulo

Gilberto Kassab enviou a Câmara projeto que prevê que todas as novas construções com mais de três banheiros devem instalar geradores de energia solar