A Zona Azul terá reajuste neste fim de ano e será ampliada para mais vias da região central e do bairro Paulista, em Piracicaba. A informação é do secretário Jorge Akira (Trânsito e Transportes), que não adiantou o percentual de aumento, apenas confirmou que será superior a 6%. A Zona Azul Digital, implantada em dezembro de 2011 e que substituiu os talões de cobrança, nunca teve reajuste nos valores cobrados, que variam entre R$ 1 e R$ 2.
De acordo com Akira, a empresa que presta os serviços propôs um aumento levando em consideração a correção de três anos e a prefeitura apresentará uma contrapartida. "Vamos propor um reajuste menor, que está sendo estudado pela Secretaria de Finanças. Não posso adiantar o total proposto pela empresa, nem o valor estudado pela prefeitura", informou.
Akira apenas confirmou que será superior a 6% e passará a valer a partir deste ano. Numa projeção feita pelo secretário, com uma alta de 6%, os novos valores da Zona Azul passariam, por exemplo, de R$ 1 para R$ 1,06 e de R$ 1,50 para R$ 1,59 no caso da permanência do veículo por 30 ou 60 minutos, respectivamente. Os valores, porém, serão arredondados.
"Os valores não podem ser fracionados. Por isso, temos que chegar a um reajuste em que os valores cobrados não causem problemas de troco", disse.
AMPLIAÇÃO
Em vias onde será implantada a Zona Azul, motoristas discordam da cobrança. "Hoje está lotado de carro, mas normalmente encontro vaga com facilidade. Já tem bastante Zona Azul na cidade e por que colocar aqui também?", questionou a dona de casa Renata Bombo Alsisi, que estaciona na rua Bom Jesus, entre a XV de Novembro e Moraes Barros. Outro trecho onde será instalada a Zona Azul é a rua Governador Pedro de Toledo, entre a avenida Dr. Paulo de Moraes e a rua São Francisco de Assis, que estava com várias vagas livres na tarde de segunda-feira. "Aqui é supertranquilo para estacionar. Nunca fica lotado. Não entendi por que colocar Zona Azul", afirmou o vendedor Flávio Martins, que trabalha na via. Segundo Akira, a ampliação para oito novos trechos é uma reivindicação de comerciantes.
"O problema é que os motoristas migraram para os locais que não têm Zona Azul, ocupando todas as vagas", disse. Akira afirmou que a ampliação ocorrerá ainda este ano e que só depende da instalação dos parquímetros. "O decreto já foi publicado", informou.
Fonte: Jornal de Piracicaba (Piracicaba), 12 de novembro de 2014

De vento em popa (26/11/2014)

Aos olhos da maioria sem barco, a Marina da Glória é uma ilha cercada de grades e tapumes. O complexo náutico inaugurado em 1979, patinho feio no cenário de cartão-postal do Parque do Flamengo, ainda (...)

Deck na rua vira polêmica em Santos (22/11/2014)