Com a proximidade das Festas, começa a temporada de balanço e planejamento para o próximo ano. Claro, em nossas empresas, os departamentos competentes se encarregam disso de forma profissional e com exatidão. Refiro-me aqui àquele balanço informal, que levamos para a roda de amigos, para que cada um relate um caso, um período bom ou mal, um desafio, uma conquista, uma preocupação, uma nova ideia.
É esta conversa informal que proponho aqui, para nos lembrarmos de como 2014 pesou nas nossas experiências como empresários, profissionais, cidadãos, chefes de família...
Foi ano de Copa do Mundo, de eleições, entre outros fatos marcantes, mas também um ano em que muito se discutiu a mobilidade urbana. Com cidades cada vez mais populosas e com frotas crescentes de automóveis, se deslocar nas cidades vem tornando-se um desafio tanto para o transporte individual como para o coletivo.
E foi nesse contexto que os estacionamentos tiveram sua importância ampliada, como prestadores de serviço essenciais em locais em que não é mais possível deixar o veículo na rua por falta de vagas ou por questões de segurança. Novas oportunidades surgiram
para aqueles que estavam atentos a esse panorama.
Este ano, a cidade de São Paulo, por exemplo, teve grandes modificações em sua estrutura, principalmente em conseqüência do novo Plano Diretor, que o SINDEPARK tem acompanhado e analisado, visando adotar ações em defesa dos interesses da atividade.
O transporte coletivo e as bicicletas, principalmente, ganharam espaço nas ruas para sua locomoção mais rápida. O que não fez com que os motoristas deixassem seu carro em casa, ao contrário, não para de crescer o número dos que optam por se deslocar, seja para o trabalho, para o médico, para estudar, para fazer compras, com seu carro. É uma opção pelo conforto, ainda que enfrentando congestionamentos.
Tenho a convicção de que superamos com eficiência as dificuldades, equilibrando nossas planilhas de custos e oferecendo um serviço de qualidade, moderno e eficiente.
Por outro lado, o SINDEPARK teve papel essencial este ano no apoio às empresas do setor, por meio de cursos de qualificação de mão de obra, do apoio jurídico, da discussão e orientação para a melhor gestão das empresas, além de realizar uma inédita campanha de conscientização dos usuários. Destaco, ainda, entre as importantes ações do Sindicato, a obtenção da liminar contra a lei municipal de Campinas, que concedia gratuidades a deficientes, incluindo veículos transportados por terceiros, além de idosos usuários de qualquer auxílio na sua locomoção. E não poderia deixar de ressaltar a atuação bem-sucedida do Sindicato nas difíceis negociações coletivas com os cinco sindicatos de empregados. Apesar das dificuldades, o índice de reajuste ficou acima da inflação, com o intuito de valorizar a mão de obra e reduzir o turnover nas empresas.
O SINDEPARK proporciona também a seus associados a oportunidade de serem solidários, com a realização da Manobra da Alegria, este ano escolhendo uma instituição que ajuda crianças e adolescentes vítimas de todo o tipo de violência. É nosso papel social sendo honrado, com a consciência de que um País mais humano e justo depende de cada um de nós.
O Sindicato cumpre, assim, seu compromisso de ser o parceiro de todas as horas e vem aperfeiçoando ano a ano sua atuação em prol da atividade, sempre contando com sua colaboração, participação, sugestões e críticas. Dessa maneira teremos bons frutos na nossa atividade em 2015 e nos anos vindouros, superando os muitos desafios e obtendo inúmeras vitórias que todos esperamos não só em nossos negócios como também na nossa vida pessoal.
Por último, mas não menos importante, gostaria de informar, em primeira mão, que o Sindicato realizará em 2015 uma nova pesquisa com usuários e não usuários de estacionamento, visando atualizar o seu perfil e ser uma ferramenta das empresas na tomada de decisões.

Um abraço.
Marcelo Gait

Categoria: Artigos

De vento em popa (26/11/2014)