O número de veículos financiados no Brasil entre janeiro e março recuou 3%, para 1,53 milhão de unidades, contra 1,57 milhão registrado em iguais meses de 2013. A queda foi puxada pelo segmento de modelos novos: o volume foi menor que o de usados, 744 mil contra 781 mil, representando recuo de 5,4% na comparação anual, enquanto o financiamento de usados teve leve retração de 0,25%, de acordo com dados divulgados na terça-feira, 15, pela Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos utilizados como garantia em operações de crédito.
Os dados incluem vendas realizadas por CDC (crédito direto ao consumidor), leasing e consórcio para automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas.
Por segmento, 76,5% dos veículos financiados no período foram automóveis, incluindo novos e usados. O CDC foi a modalidade mais utilizada, respondeu por 87,5% das aquisições de novos e por 92% de usados. Também foi uma das mais utilizadas em motocicletas novas, com 47,5% dos financiamentos, empate técnico com consórcio, que respondeu por 47,6% das aquisições do segmento no período.
O ticket médio de financiamento aumentou 2,46% com relação ao primeiro trimestre do ano passado, para R$ 24,9 mil, sendo a maior alta na categoria novos, cujo valor subiu 5,7% em um ano, para R$ 32 mil.
Em março, as concessões de crédito somaram R$ 11,8 bilhões, queda de 9% em comparação com o mesmo período em 2013: o relatório da Cetip considera apenas financiamentos de até R$ 200 mil com prazos de até 120 meses para automóveis, de R$ 50 mil com prazo de 90 meses para motocicletas e de R$ 500 mil para veículos pesados com prazos de até 150 meses.
Fonte: Automotive Business, 15 de abril de 2014

Desconto em ônibus é revalidado (17/04/2014)

A Prefeitura de Santos acaba de revalidar o desconto de 50% na tarifa dos ônibus municipais aos domingos para os usuários do cartão-transporte. O decreto 6.758 que formaliza a medida foi publicado dia (...)

Nosso futuro em debate (23/04/2014