A capital agora tem regulamentada uma lei que permite a instalação de parklets - espaços temporários de lazer que funcionam como uma extensão da calçada em vagas de estacionamento nas ruas. O primeiro local a receber essa estrutura foi a Rua Padre João Manuel, quase na esquina com a Avenida Paulista, ao lado do Conjunto Nacional, na região central.
A estrutura ocupa o equivalente a duas vagas de estacionamento e contém bancos, floreiras e até um paraciclo (espaço para estacionar a bicicleta). Como é um espaço público, qualquer pessoa pode utilizá-lo. As estruturas podem ter até 10 metros de comprimento e dois metros de largura e precisam estar a uma distância mínima de 15 metros de uma esquina.
O prefeito Fernando Haddad afirmou que, apesar de o decreto que regulamenta os parklets prever que o poder público pode instalá-los, a expectativa é que a iniciativa privada se responsabilize pelos custos de instalação, manutenção e remoção. "Não é intenção nossa destacar do orçamento recursos para isso. Nós entendemos que o interesse privado é muito grande", explicou Haddad, que também garantiu que a administração municipal pode solicitar a retirada da estrutura a qualquer momento.
Limites
As vias nas quais poderão ser instalados os parklets não podem ter ciclovias ou faixas de ônibus e o limite de velocidade precisa ser de até 50 km/h.
Fonte: Diário de São Paulo, 17 de abril de 2014

Categoria: Cidade

Desconto em ônibus é revalidado (17/04/2014)

A Prefeitura de Santos acaba de revalidar o desconto de 50% na tarifa dos ônibus municipais aos domingos para os usuários do cartão-transporte. O decreto 6.758 que formaliza a medida foi publicado dia (...)