Os roubos a motocicletas e carros aumentaram mais de 30% em Uberlândia. Os dados são da Polícia Militar (PM) e abrangem os quatro primeiros meses do ano. De janeiro a abril de 2013, os registros marcaram 172, enquanto no mesmo período deste ano o número de ocorrências já soma 226 (até 14 de abril).
O maior índice desses delitos foi no mês de janeiro de 2014, com 72 registros, seguido de fevereiro com 71. No ano passado, no período abrangido pela estatística, a maior quantidade de ocorrências mensais havia sido 48 em abril.
De acordo com a PM, entre os fatores que motivam esse tipo de crime estão o aumento da frota e descuido dos condutores. Os modelos mais visados pelos criminosos são Pálio, Uno, Vectra, Gol e veículos de alto poder aquisitivo, como é o caso de caminhonetes. A quantidade de crimes, além de assustar a população, ainda tem refletido na venda de automóveis.
O G1 conversou com três garageiros que contaram das dificuldades nas vendas devido à onda de crimes violentos na cidade. Um deles, que preferiu não ter o nome divulgado, disse que nessa mesma época em 2012 ele não tinha nenhuma caminhonete em estoque, pois era o prazo de adquirir esse tipo de veículo e já existiam compradores. Atualmente ele tem três na garagem, pois os próprios clientes dizem ter receio de adquirir e ser assaltados. Os outros dois garageiros também compartilharam da opinião do empresário e acrescentaram que a oferta de carros mais visados por criminosos também aumentaram. ?Tem mais gente querendo vender veículos visados para as garagens do que propriamente comprá-los?, afirmou um deles.
Dicas de Segurança
Durante entrevista ao G1, a Polícia Militar citou algumas dicas para que os condutores possam evitar roubos e as consequências que eles trazem. Confira:

- Preste atenção ao aproximar-se do veículo. Se suspeitar de pessoas, carros ou estiver sendo seguido, dirija para um lugar seguro, com movimento e se possível próximo a um posto da PM ou ligue o 190;
- Ao estacionar procure sempre locais de aglomeração de pessoas e claros;
- Ao parar em cruzamentos com semáforos, certifique-se de que seu veículo está com os vidros fechados, portas travadas e esteja sempre o celular com bateria carregada;
- Mantenha sempre distância segura de seu veículo entre o carro que segue à frente, tendo uma maior visibilidade e criando assim uma fuga de emergência.
- Em algumas situações, os ladrões de carro simulam uma colisão. Suspeitando dessa ação, não saia do seu veículo sem a devida segurança. Ligue o pisca alerta, acione o 190 e aguarde a viatura da PM.
- Não resista, caso seja vítima de qualquer tipo de roubo e principalmente o de carro. Sempre que possível, memorize características fisionômicas dos suspeitos, como roupas, pronúncias e até o veículo em que estiverem.
- No momento em que você entrar em seu carro, trave as portas e vá embora, não fique ajeitando o cabelo ou passando batom.
Fonte: G1, 22 de abril de 2014

Desconto em ônibus é revalidado (17/04/2014)

A Prefeitura de Santos acaba de revalidar o desconto de 50% na tarifa dos ônibus municipais aos domingos para os usuários do cartão-transporte. O decreto 6.758 que formaliza a medida foi publicado dia (...)

Nosso futuro em debate (23/04/2014