Com mais um dia de sol e tempo quente, o paulistano deixou para encarar a volta do feriadão de Independência só a partir do fim da tarde. E os congestionamentos se repetiram dia 9 nas principais rodovias do Estado. O motorista que deixava o litoral norte por volta das 18h demorava até sete horas para chegar à capital, mostrou reportagem de O Estado.
A Rodovia dos Tamoios ainda tinha 47 km de lentidão por volta das 22h. A Rio-Santos também parou entre 16h e 22h do trecho que passa pela Praia de Maresias até Caraguatatuba. Na Mogi-Bertioga, a lentidão chegava a 19 km, por volta das 22h.
Para quem estava em Ilhabela e antes de pegar a estrada ainda precisava tomar a balsa, a espera era de uma hora e meia.
A situação também foi complicada para quem saiu do litoral sul à tarde. Uma forte neblina na Serra do Mar obrigou a Ecovias a organizar comboios na Anchieta e na Imigrantes. Os congestionamentos eram de mais de 15 km nas duas estradas, por volta das 19h30.
Ao todo, cerca de 300 mil veículos já haviam voltado à capital pelo Sistema Anchieta-Imigrantes até as 19h30. À tarde, quem ia do Guarujá para São Paulo demorava em média quatro horas e meia. Na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega o trânsito também registrou lentidão do km 270 ao 292, até o acesso à Imigrantes.
Na chegada a São Paulo pelas Rodovias Fernão Dias e Dutra o motorista também enfrentou lentidão de mais de 20 km em ambas as estradas.
Interior
Pelas estradas do interior que cortam a região de Campinas também houve o registro de congestionamentos durante toda tarde e início da noite. Na Rodovia dos Bandeirantes, foram registrados 20 km de congestionamento, em três pontos, no fim da tarde, para quem viajava no sentido interior-capital.
Ao todo, 631 mil veículos usaram as Rodovias Anhanguera e Bandeirantes entre 0h de quinta-feira e 17 horas de domingo (9), segundo a concessionária AutoBan. As previsões eram de um movimento de 660 mil até a 0h do dia 10. Foram registrados 68 acidentes, com 51 feridos e uma morte.
Na Rodovia D. Pedro I, que liga o interior ao litoral norte e à Dutra, 368 mil veículos circularam de quinta-feira até as 15h de domingo. Quem deixou para viajar durante a noite de domingo enfrentou muita lentidão no trecho de Campinas, perto da saída para a Rodovia Anhanguera.
Na Régis Bittencourt, que liga São Paulo ao Sul do País, a lentidão somava 38 km, às 19h.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 10 de setembro de 2012

Trânsito irrita quem vive em Moema (09/09/2012)

Com o freio de mão do carro puxado, o administrador Luis Augusto espera os veículos à frente arrancarem para poder seguir. Nada estranho em pleno horário de rush da manhã não fosse o fato de o motoris (...)