Com o freio de mão do carro puxado, o administrador Luis Augusto espera os veículos à frente arrancarem para poder seguir. Nada estranho em pleno horário de rush da manhã não fosse o fato de o motorista ainda estar dentro da garagem do prédio onde vive. Morador de um condomínio na avenida Jandira, ele sofre nos congestionamentos até para sair de casa - assim como 40% dos moradores de Moema, que veem no trânsito o principal problema do bairro, segundo o Datafolha. Em 2008, o percentual era 31%.
Perto da casa de Luis Augusto, o canteiro de obras na avenida Ibirapuera aponta uma solução para amenizar o trânsito na região: a extensão da linha lilás do metrô, prevista para 2015.
Pode ser a saída para os que reclamam do trânsito - queixas que superam, e muito, a média entre os 22 distritos da zona sul - 13%.
Junto com a violência, os engarrafamentos são a segunda principal reclamação dos moradores da zona sul, atrás de asfalto ruim (19%).
Poucas vagas
Administradora de um edifício em Moema, Elza Barbosa Martins, monitora da janela as obras do metrô. À espera da nova estação, ela vê o trânsito causado pela interdição de um trecho da avenida Ibirapuera.
"O bairro é maravilhoso, mas andar de carro é difícil."
Moradora de Moema desde 1947 - quando as ruas eram de terra e os carros, poucos - ela diz que o problema se agrava na hora de estacionar. "Há poucas vagas."
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que, de 2008 para cá, houve um aumento de 30% no movimento de veículos na região e que o número de vagas de estacionamento passou de 743 para 1.452.
Como principais medidas, o órgão cita melhorias nos corredores de ônibus e as ciclofaixas que estimulam o uso de bicicletas.
Fonte: Folha de S. Paulo, 9 de setembro de 2012