Os moradores da região Sudeste foram os que mais desembolsaram na hora de construir um imóvel no mês de agosto. Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada dia 5, revela que o custo do metro quadrado na região chegou a R$ 879,65, incluindo materiais e mão-de-obra, enquanto o custo médio nacional atingiu R$ 845,10 no mês passado. As informações foram divulgadas pelo InfoMoney.
Em seguida estão as regiões Sul, onde o valor do metro quadrado alcançou R$ 860,50; Centro-Oeste, onde os custos atingiram R$ 858,83; e Norte, com o metro quadrado a R$ 852,49. Os moradores do Nordeste, por sua vez, foram os que pagaram menos na hora de construir no mês passado: R$ 791,02.
Em relação ao maior aumento de custo em agosto, na comparação com julho deste ano, a região Centro-Oeste se destacou ao mostrar um avanço de 3,08%. Já a região Sul, por sua vez, foi a que teve o maior aumento em 2012, avançando 7,07%, se comparado com 2011.
Por estado
Ao analisar os dados por estado, o Mato Grosso registrou a maior variação mensal, de 5,17%. Já na comparação anual, o Paraná registrou a maior variação de 2012, de 8,70%.
Na outra ponta, as menores elevações ficaram com Sergipe, com alta de 0,01%. Piauí (-0,02%), Pernambuco (-0,83%), Minas Gerais (-0,06%) e Rio de Janeiro (-0,10%) apresentaram percentual negativo em suas taxas.
Com relação ao estado mais caro para se construir, o Rio de Janeiro ficou novamente em primeiro lugar, com R$ 951,86. Por outro lado, o Espírito Santo registrou o menor custo, de R$ 737,32.
Índice
O Índice Nacional da Construção Civil engloba o preço da mão-de-obra, que ficou 1,26% mais caro, se comparado a julho, e de materiais de construção, que subiu 0,31%, na mesma base comparativa.
Fonte: site InfoMoney, 5 de setembro de 2012

Trânsito irrita quem vive em Moema (09/09/2012)

Com o freio de mão do carro puxado, o administrador Luis Augusto espera os veículos à frente arrancarem para poder seguir. Nada estranho em pleno horário de rush da manhã não fosse o fato de o motoris (...)