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Das 20 vias com mais acidentes fatais na cidade de São Paulo, quatro têm velocidade máxima acima do recomendado pelo Código de Trânsito Brasileiro. Nas vias expressas das marginais Tietê e Pinheiros, por exemplo, a CET permite aos motoristas uma velocidade máxima de 90 km/h - dez a mais do que o indicado pelo código de trânsito federal. No ano passado, 56 acidentes resultaram em mortes na Tietê e 23 na Pinheiros.
Apesar de a velocidade não ser apontada por especialistas como a única vilã para a mortalidade, dez quilômetros por hora a mais representam menos tempo e espaço para o motorista reagir, ressalta a Folha.
"A velocidade tira tempo de reação do motorista e torna o impacto mais letal", diz Sérgio Ejzenberg, especialista em acidentes de trânsito.
Um veículo a 60 km/h precisa de 7,5 segundos e 84 metros de distância para poder parar. A 70 km/h, precisará de 8,7 segundos e 109 metros.
Flamínio Fichmann, urbanista especialista em trânsito, concorda com Ejzenberg. "Os veículos têm sistema de aceleração e desaceleração rápidos. Nem sempre é confortável andar a 60 km/h, mas a velocidade deve ser reduzida em prol da segurança."
Na zona leste, a Jacu-Pêssego, tanto em seu trecho novo quanto em parte do antigo, tem velocidade regulamentada pela prefeitura de 70 km/h quando o código estabelece 60 km/h. O mesmo acontece com a Aricanduva.
O órgão regulador de cada município tem a prerrogativa de estabelecer limites de velocidades diferentes dos indicados pelo CTB - desde que observadas condições técnicas e de trânsito.
Fonte: Folha de S. Paulo, 6 de junho de 2011

Categoria: Geral


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