Parking News

O prefeito Gilberto Kassab disse que estuda criar uma faixa exclusiva de trânsito para carros com mais de uma pessoa a bordo. O anúncio foi feito no segundo dia de conferências da C40 - cúpula ambiental que reúne representantes de 40 cidades do mundo. Também está nos planos da Prefeitura o uso da Ciclofaixa de Lazer em pelo menos um dia útil da semana. Não há prazo para o início dessas medidas, destaca reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.
Segundo Kassab, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já está elaborando o plano da faixa exclusiva para a carona solidária. Uma das ideias é usar as faixas reversíveis que hoje já estão em operação na cidade, como as da Radial Leste, da Avenida Luís Dumont Villares e das Pontes dos Remédios e das Bandeiras. Atualmente, não há restrição de circulação nelas.
O uso das faixas reversíveis para carona solidária não é novidade. Em 1997, a proposta foi adotada das 6h às 9h na Radial Leste. Os veículos com menos de três pessoas que trafegavam pela faixa estavam sujeitos a multa.
Uma segunda faixa reservada ao transporte solidário foi criada no sentido bairro-centro da Avenida das Nações Unidas, entre as Pontes Transamérica e do Socorro, na Marginal do Pinheiros, zona sul. Na sequência, a ideia foi estendida para faixas reversíveis nas Pontes João Dias, do Piqueri, do Limão e em outro trecho da Marginal do Pinheiros. A cidade chegou a ter seis faixas solidárias, antes de o projeto começar a ser abandonado pela CET, em 2000.
Além disso, o projeto de lei que instituiu na capital a Política de Mudanças Climáticas, aprovado pela Câmara Municipal há dois anos, e cujo objetivo é reduzir em 30% as emissões de gases de efeito estufa (GEEs), prevê o incentivo à carona solidária, com a implementação de faixas exclusivas.
Carta
A divulgação de uma carta para autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos organizadores do Rio + 20, evento que acontece em 2012, encerrou a C40 dia 2 de junho. O documento expressa a intenção da C40 de ser a voz das megacidades no combate às mudanças climáticas. Nela, sugerem que acordos internacionais e os governos federais devem dar mais poder aos governos locais.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 3 de junho de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

O meu é aquele lá de cima (01/06/2011)

Em meio a uma alta imobiliária sem precedentes, proprietários de apartamentos em áreas nobres do Rio começam a prestar atenção em um item fundamental nas negociações de compra e venda: a garagem do pr (...)

Selo de qualidade a caminho (30/05/2011)

Em Joinville, o estacionamento rotativo tem vagas para 5 mil carros. Deveria, na teoria, ser o suficiente para dar conta de todo o fluxo de carros que passam pelo Centro da cidade diariamente. Mas nem (...)

"Pare" vira "pire" em placa (03/06/2011)

As placas de "Pare" viraram "Pire" em cruzamentos de ruas de Pinheiros (zona oeste de SP). Elas foram alteradas com um adesivo. Na esquina das ruas Harmonia com a Paulistânia, a reportagem da Folha de (...)

Gasolina e álcool caros favorecem GNV (03/06/2011)

Gasolina e álcool mais caros abrem cada vez mais espaço para o GNV (Gás Natural Veicular). Dados do IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo) mostram que, após três anos em queda, o número de conversões (...)

Comércio pede estacionamento (04/06/2011)

Área de carga e descarga no Largo da Vila Luzita mal foi inaugurada e já é motivo de polêmica. Comerciantes ouvidos pelo Diário do Grande ABC, dia 3 de junho, durante entrega de três ambulâncias e da (...)


Seja um associado Sindepark