Vendas de veículos frustram expectativas em outubro

carrosestoque-585

Ao contrário do esperado, as vendas de veículos seguiram em queda em outubro. O mês terminou com 159 mil emplacamentos, incluindo leves e pesados, com leve redução de 0,5% na comparação com setembro. Sobre outubro de 2015, no entanto, a queda foi mais severa, de 17,2%. Os números do Renavam foram divulgados pela Fenabrave na terça-feira, 1º.

Tanto a entidade dos distribuidores de veículos quanto a Anfavea, que representa as montadoras, sustentavam até então a expectativa de que o último trimestre do ano trouxesse resultados melhores, o que seria indício de recuperação mais consistente ao longo de2017. Aperformance fraca do mês passado pode ainda ser reflexo da interrupção na produção das fábricas brasileiras da Volkswagen por falta de fornecimento de alguns componentes.

A única boa notícia dos resultados de outubro é leve alta nas vendas de automóveis. Com 132,2 mil unidades, houve evolução de 1% em outubro na comparação com setembro. Ainda assim, o resultado é 18,1% inferior ao registrado há um ano. No acumulado dos primeiros 10 meses de2016 abaixa chega a 22,3%, para 1,36 milhão de carros. O segmento de comerciais leves teve queda menor no período, de 19,35%, para 244,6 mil unidades.

Projeção difícil de ser alcançada

Os resultados do mercado brasileiro até outubro reforçam que será difícil cumprir as projeções para2016. Aexpectativa da Fenabrave é de que as vendas cheguem a 2,06 milhões de veículos. Para que isso aconteça, será necessário emplacar quase 200 mil carros por mês em novembro e em dezembro, algo bastante improvável. Até agora, o mês de maior volume de vendas do ano foi agosto, com 183 mil veículos.

Fonte: revista Automotive Business, 1º/11/2016

Estacionamentos 4.0 e as tendências do mercado

Por Jorge Hori* Com a emergência da 4ª Revolução Industrial, a primeira impressão para quem está no setor de estacionamentos é de que os "Estacionamentos 4.0" seriam os serviços atuais, mais informati (...)

Guarujá tenta implantar a zona Azul (SP)