Parking News

80 veículos disputam uma vaga pública (Salvador/BA)

pelourinho-102

Diariamente, quem circula pela região central de Salvador percebe a dificuldade para o trânsito fluir em muitas de suas vias. Fatores como o grande fluxo de veículos para ruas e avenidas pequenas contribuem para um congestionamento constante. Mas, não raro, é possível observar outro problema: a procura por vagas de estacionamento.

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que Salvador possui uma frota de 861.915 veículos. Segundo a Transalvador, existem 10.386 vagas públicas de estacionamento disponibilizadas através da Zona Azul em toda a cidade. Especificamente no Centro Histórico, são 1.764 vagas. Ou em resumo: 80 carros para cada vaga.

O problema é mais agudo em vias como a Avenida Sete de Setembro, no centro, ou a Avenida Estados Unidos, no bairro do Comércio. Nestas vias, motoristas afirmam que, sem qualquer dúvida, a mesma falta de vagas para um grande número de carros chega a deixar mais lento ou até parar o trânsito em algumas vias. Na Avenida Estados Unidos, é possível observar uma área de estacionamento no lado esquerdo da via, mas, ainda que esteja lotada, há uma fila de motoristas aguardando a liberação de vagas.

Há aqueles que se queixam da forma de utilização do espaço da via, a exemplo do empresário Luís Domingos, que passa pelo Comércio todos os dias. “Nos horários de pico, é preciso ter muita paciência, pois a avenida fica completamente parada”, detalhou.

A dificuldade para trafegar e estacionar não atinge apenas o Centro Antigo e o Comércio. “O que acontece é que estacionam dos dois lados da rua, e ainda assim quem circula fica procurando aparecer uma vaga naquele momento empatando quem está atrás”, explica o motorista particular Roberto Simões. Segundo ele, que trafega por bairros como Brotas, Cabula, e Pituba, é comum precisar aguardar quem está em sua frente achar um local para estacionar antes de seguir percurso.

De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, o que existe em Salvador atualmente é uma busca permanente por estacionamento, e que não é sanada devido a uma grande demanda para um número limitado de vagas, visto que, por serem muito antigas, essas vias não foram projetadas para receber esse número de veículos.

Fonte: Tribuna da Bahia - Salvador - 28/10/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Estacionamentos 4.0 e as tendências do mercado

Por Jorge Hori* Com a emergência da 4ª Revolução Industrial, a primeira impressão para quem está no setor de estacionamentos é de que os "Estacionamentos 4.0" seriam os serviços atuais, mais informati (...)

Guarujá tenta implantar a zona Azul (SP)

Depois de sofrer questionamentos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o edital para concessão do Sistema de Estacionamento Rotativo Pago (Serg), também chamado de Zona Azul, foi repub (...)

Gestantes ganham vez na hora de estacionar (RJ)

Estacionamentos de shoppings, centros comerciais e hipermercados deverão ter vagas reservadas para gestantes e pessoas com crianças de colo de até dois anos. É o que determina a Lei 7.482/16, de autor (...)

Há 50 anos era aberto o 1º shopping do Brasil

Há exatos 50 anos eram abertas as portas do Shopping Iguatemi, em São Paulo, o primeiro do Brasil. De lá para cá o País ganhou 553 operações, o que democratizou o acesso aos centros de compras e torno (...)


Seja um associado Sindepark