Os emplacamentos de veículos novos no mercado brasileiro caíram 4,79% em setembro ante agosto com 311.683 unidades, segundo informou ontem, dia 3, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em relação a setembro de 2010 houve alta de 1,51%. Os dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. No acumulado do ano até setembro as vendas subiram 7,22%, chegando a 2.682.445 veículos. As informações são da Agência Estado.
Considerando o desempenho de todos os segmentos analisados pela Fenabrave, que inclui motos, implementos rodoviários e máquinas agrícolas, o setor automotivo vendeu 504.272 unidades em setembro, um acréscimo de 4,31% ante o mesmo intervalo de 2010. Em relação a agosto passado, houve queda de 4,35% nesta base de comparação. Entre janeiro e setembro deste ano, as vendas somaram 4.264.267 unidades, o que representa um avanço de 8,39% ante os primeiros nove meses de 2010.
Levando-se em conta apenas automóveis e comerciais leves, as vendas em setembro cresceram 0,76%, para 293.617 unidades, ante o mesmo mês do ano passado. Na comparação com agosto, houve queda de 4,61% no número de emplacamentos. Em nove meses, a alta é de 6,7%, para 2.527.358 unidades. Já as vendas de caminhões e ônibus, com 18.066 unidades em setembro, subiram 15,56% ante igual mês de 2010. Em relação a agosto, ocorreu uma queda de 7,69%. No acumulado do ano, as vendas foram 16,63% maiores e atingiram 155.087 unidades.
Ainda de acordo com a Fenabrave, foram vendidas 174.503 motocicletas em setembro, elevação de 8,79% ante o nono mês de 2010 e queda de 3,78% na comparação com agosto. No acumulado do ano, com 1.434.246 de motos vendidas, o mercado registra alta 10,5% nas vendas.
Os dados divulgados hoje mostram que a Fiat liderou, com 22,22%, as vendas de automóveis e comerciais leves nos primeiros nove meses do ano. A Volkswagen aparece na segunda posição, com 20,59%, seguida da General Motors (GM), com 18,38%. A Ford, com 9,33% das vendas, e a Renault, com 5,23%, aparecem na sequência.
Em setembro, o ranking de vendas de automóveis e comerciais leves está dividido da seguinte forma: Fiat (20,60%), Volkswagen (20,05%), General Motors (18,28%), Ford (8,68%) e Renault (6,11%).
Fonte: Agência Estado, 3 de outubro de 2011

Vagas arriscadas (05/10/2011)

Não costuma demorar muito. Bastam três minutos longe do carro para encontrar a vaga onde estacionou seu veículo vazia. A cena, infelizmente, faz parte do cotidiano de várias regiões, mas, na Zona Oest (...)

SP quer pôr GCM como marronzinho (30/09/2011)