A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa aprovou dia 29 de setembro um projeto de lei que institui o rodízio de veículos no Distrito Federal. Em relatório favorável à aprovação da proposta, o deputado Cláudio Abrantes afirmou que a decisão é polêmica, mas que precisa ser discutida. "O DF é a unidade da federação com renda per capita mais alta e é o lugar com o maior aumento da frota em termos percentuais", disse Abrantes. Conforme destaca o G1, a proposta ainda terá que ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo plenário da Casa, antes de ser levada à sanção do governador.
De acordo com a proposta, os veículos com placas com fins 1 e 2 ficariam proibidos de rodar às segundas-feiras nas principais vias do Plano Piloto e das cidades-satélites. Na terça-feira, a proibição atingiria os carros com placas terminadas em 3 e 4. Na quarta-feira, 5 e 6. Nas quintas-feiras, os veículos com placas terminadas em 7 e 8. Na sexta, ficariam impedidos de circular os carros com placas terminadas em 9 e 0. Nos finais de semana e feriados, o tráfego seria liberado para todos.
Segundo informações do Departamento de Trânsito (Detran), o DF tem atualmente mais de 1,2 milhão de veículos. Em julho deste ano, o governador Agnelo Queiroz anunciou que uma garagem subterrânea será construída na Esplanada dos Ministérios para amenizar o problema da falta de vagas no centro de Brasília. De acordo com o governador, a obra seria feita por meio de uma parceria público-privada.
No primeiro trimestre deste ano, o Detran fez 996 autuações por uso ilegal de vagas para pessoas com deficiência e 1.232 por infração à reserva a pessoas idosas.
Fonte: portal G1, 29 de setembro de 2011

Vagas arriscadas (05/10/2011)

Não costuma demorar muito. Bastam três minutos longe do carro para encontrar a vaga onde estacionou seu veículo vazia. A cena, infelizmente, faz parte do cotidiano de várias regiões, mas, na Zona Oest (...)

SP quer pôr GCM como marronzinho (30/09/2011)