Desde ontem, dia 3, motoristas que se envolverem em acidentes de trânsito sem vítimas não mais precisarão comparecer a uma unidade da Polícia Militar para fazer o boletim de ocorrência. O registro poderá ser feito pela internet na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil. A medida, segundo o delegado geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro de Lima, visa reduzir a demanda nas unidades da Polícia Militar que fazem atualmente este tipo de registro, além de garantir conforto e praticidade à população.
No ano passado, o Cptran (Comando de Policiamento de Trânsito) registrou 143.788 ocorrências de acidente de trânsito sem vítimas, ressaltou a Folha de S. Paulo.
Além dos acidentes sem vítimas, a Delegacia Eletrônica registra ocorrências de furto de veículo, desaparecimento de pessoa, furto e perda de documentos, furto e perda de celulares, furto e perda de placas de veículos e encontro de pessoas desaparecidas.
Pela internet, também é possível complementar e acompanhar os boletins de ocorrência.
Durante a fase de teste da ferramenta - sem data para terminar - as unidades da Polícia Militar manterão o atendimento aos motoristas que tenham se envolvido em acidentes e não tenham acesso à internet.
Passo a passo
Para fazer o registro, basta acessar o site da Secretaria da Segurança Pública e clicar no ícone da Delegacia Eletrônica, no alto da página à direita. O cadastro começa com a inclusão dos dados da ocorrência. O motorista deve informar local, horário e endereço do acidente. Em seguida, deve indicar o tipo de acidente: choque, colisão, capotamento, engavetamento ou tombamento.
Na sequência, será preciso preencher os dados pessoais e dos veículos envolvidos no acidente. O registro é concluído com a narrativa do acidente, que não pode passar de 1.000 caracteres.
A Polícia Civil avaliará as informações prestadas eletronicamente e valida ou não o registro. Se não houver erros de informação, o registro é enviado ao motorista e à unidade policial mais próxima da ocorrência. Caso haja algum erro, a Delegacia Eletrônica mandará uma mensagem com esta informação.
Fonte: Folha de S. Paulo, 01 de outubro de 2011

Vagas arriscadas (05/10/2011)

Não costuma demorar muito. Bastam três minutos longe do carro para encontrar a vaga onde estacionou seu veículo vazia. A cena, infelizmente, faz parte do cotidiano de várias regiões, mas, na Zona Oest (...)

SP quer pôr GCM como marronzinho (30/09/2011)