Vazio na região central, bicicletário lota na periferia de São Paulo

Já passava das 20h, mas ainda se ouvia o barulho de correntes de bicicletas girando no bicicletário do Jardim Helena-Vila Mara, no extremo leste de São Paulo, em plena terça-feira. As magrelas eram retiradas por dezenas de ciclistas que chegavam do trabalho a todo instante. No dia seguinte, no mesmo horário, o barulho no bicicletário do Brás (centro) era de tiros e gritos vindos do tablet do segurança do local, que assistia a um filme de ação para não cair no sono.

A planilha dele dizia tudo: só duas pessoas tinham usado o serviço naquele dia.

Dados obtidos pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação revelam que os bicicletários ligados a estações de metrô e trens e localizados na periferia e em cidades da região metropolitana estão lotados. Já os do centro da capital vivem às moscas.

A média diária de bikes guardadas de graça em novembro de 2014 (dado mais recente disponível) no bicicletário do Brás, gerenciado pelo Metrô, foi de só 0,5. O local tem 20 vagas para bikes.

A situação não é tão diferente no resto do centro expandido: na Liberdade, 2,7 por dia; na Vila Madalena, 4,7.

Por outro lado, na estação Jardim Helena foram guardadas, em média, 293 bicicletas por dia. O serviço é operado pela CPTM e tem 256 vagas.

Em outras áreas mais periféricas os bicicletários também são bastante utilizados: no do Itaim Paulista (zona leste), 291 por dia; em Osasco (Grande São Paulo), 165.

Doutora pela USP em mobilidade não motorizada, Meli Malatesta diz que a intenção dos bicicletários é integrar as ciclovias às estações, mas os moradores do centro ainda não se adaptaram a usar a bicicleta com essa intenção.

"Na periferia, o trabalhador usa bicicleta para economizar. No centro, há muitos cicloativistas, mas a maior parte costuma pedalar só no fim de semana por lazer."

A gestão Fernando Haddad implantou  258 kmde ciclovias em dois anos. Boa parte fica na região central, onde há ociosidade, mas a prefeitura diz que uma "nova cultura" está sendo absorvida.

Os bicicletários anexos às estações de trem e metrô somam quase 7.000 vagas e funcionam todos os dias.

Fonte: Folha de S. Paulo, 9 de março de 2015

Plano Diretor e as Zonas Estritamente Residenciais

Uma das principais transformações pretendidas pelo prefeito Fernando Haddad na cidade, mediante alterações do Plano Diretor, é acabar com as zonas exclusivamente residenciais, enclaves dos moradores d (...)

Jardins temem mais comércio com novo zoneamento