Fiscais da Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop), em conjunto com a Guarda Municipal, aplicaram dia 7, um total de 185 multas morais, uma advertência para quem estaciona em lugar proibido. Os agentes colaram um aviso nos veículos e orientaram os motoristas. A iniciativa é um modelo de advertência educacional inspirado nas ações de cidadania realizadas em Bogotá, na Colômbia.

O puxão de orelha aconteceu no Centro, onde 95 foram advertidos, e em Bangu, com 90 motoristas flagrados. A maior infração verificada foi a de estacionamento sobre calçada, com 135 casos, o que poderia gerar uma multa de R$ 127,69, além da perda de cinco pontos na carteira. O subsecretário de Ordem Pública, Marcelo Maywald, destacou a importância da dinâmica como alerta aos infratores: “Queremos expandir a campanha para todo o município, fazer ações descentralizadas, por bairros. O que não invalida a multa de trânsito. Nossas fiscalizações continuam fortes, com guardas e reboques atuando pelo Rio. A ação surpreendeu motoristas que estacionaram em cima de calçadas em vias do Centro”.

A microempresária Ana Maria Gonçalves foi uma das que foram paradas por agentes da Seop. “Eu sempre deixo meu carro aqui, mas por pouco tempo, já que preciso abrir a minha loja para estacionar. É muito difícil achar uma vaga pela região”, explicou a microempresária.

ADVERTIDO ELOGIA

Outra pessoa que ficou surpresa com a campanha foi o comerciante Júlio Ferreira. Ele disse que já estava acostumado a estacionar seu carro na frente da loja, na Rua do Riachuelo, no Centro.

O que ele não esperava era a prática dos agentes no local. “São boas ações assim para todos os motoristas respeitarem mais as leis, eu mesmo sou um desses. A partir de agora, não deixo mais meu carro aqui”, prometeu Ferreira.

Fonte: O Globo (RJ), 8 de março de 2015

Plano Diretor e as Zonas Estritamente Residenciais

Uma das principais transformações pretendidas pelo prefeito Fernando Haddad na cidade, mediante alterações do Plano Diretor, é acabar com as zonas exclusivamente residenciais, enclaves dos moradores d (...)

Jardins temem mais comércio com novo zoneamento