Parking News

Número de motos aumenta 161% em 10 anos na região de Campinas

Um balanço realizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostra que o número de motos na Região Metropolitana de Campinas (SP) aumentou 161% em 10 anos. Em 2004 o número era de 122 mil veículos nas 20 cidades da RMC. Já no final de 2014, de acordo com o órgão, eram 318 mil.

Ainda segundo levantamento, apenas em Campinas são 106 mil, ou seja, uma em cada três motos da RMC está na cidade.

De acordo com o especialistaem transportes Diógenes Cortijo, o aumento no número de motos em circulação se deve ao fator econômico, já que ela gasta menos combustível. "Para o usuário é muito mais econômico do que pagar uma tarifa de R$ 3,50 de ônibus, quando com a quantia ele pode rodar até20 quilômetros", explica

Estacionar

No entanto, os motociclistas reclamam da falta de espaço para estacionar, principalmente na região central de Campinas. O planejamento urbano nas ruas realizado nos últimos anos não é suficiente para a demanda de veículos.

O Secretário de Transportes de Campinas, Carlos José Barreira, reconhece o problema e afirma que a secretaria está desenvolvendo um plano viário do crescimento no trânsito na cidade para os próximos 25 anos. "Com estas revitalizações, nós vamos mudar também a utilização da região central pelas motos", explica.

O Secretário afirma ainda que medidas serão tomadas para organizar o trânsito entre motocicletas e outros veículos de forma segura. E destaca que as vagas para as motos serão ampliadas, assim como os espaços para estacionar. Segundo ele, as medidas devem começar ainda este ano.

Fonte: portal G1, 28 de fevereiro de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Plano Diretor e as Zonas Estritamente Residenciais

Uma das principais transformações pretendidas pelo prefeito Fernando Haddad na cidade, mediante alterações do Plano Diretor, é acabar com as zonas exclusivamente residenciais, enclaves dos moradores d (...)

Jardins temem mais comércio com novo zoneamento

"O comércio deve estar ao alcance e não dentro de um bairro residencial." A afirmação é da administradora de empresas Maria Camila Brant, de 35 anos, que mora nos Jardins e, assim como boa parte de se (...)

Novo trecho amplia ciclovia do Jaguaré

Desde o dia 7, a cidade passou a contar com 258,8 km de vias destinadas aos ciclistas. A CET entregou nesse dia um novo trecho de ciclovia aos moradores da região do Jaguaré, Zona Oeste da cidade. O p (...)

Zona Azul para revitalizar a W3 (DF)

O secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Artur Bernardes, trabalha para que se implante uma zona azul estacionamento pago por tempo determinado, nas áreas públicas em toda a W3. Acha qu (...)


Seja um associado Sindepark