Mais consumidores aderem ao consórcio para a compra de veículos

O número de consumidores que visam a compra de veículos nos próximos meses via consórcio aumentou 9,1% em janeiro na comparação com mesmo mês do ano passado, para pouco mais de 5,5 milhões de participantes, puxado pelo segmento de automóveis e comerciais leves, conforme os dados mais recentes da Abac, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio. A entidade considera grupos formados para a aquisição de automóveis, comerciais leves, comerciais pesados e motocicletas.

Apesar do aumento de participantes, o volume de crédito para estes grupos ficou 1,9% abaixo do registrado em igual mês de 2014, para R$ 5,27 bilhões, enquanto o crédito disponível aumentou 15,7% na mesma base de comparação, para R$ 2,87 bilhões, reflexo da alta de 7,9% das contemplações registradas no mês - quando o consorciado recebe a carta de crédito para a compra do bem, que chegou a 111 mil contemplados. Já a venda de novas cotas recuou 7,4%, para 182,1 mil unidades.

O setor de veículos representa mais de 88% no total de participantes de todo o sistema de consórcio, que também gerencia cotas para a compra de imóveis, eletroeletrônicos e serviços. Em janeiro, o total de participantes apresentou alta de 7,4% sobre igual mês do ano passado, atingindo 6,22 milhões de pessoas, o maior número de participantes já registrado em toda a história do sistema de consórcios no Brasil.

“Como vivenciamos um momento de inflação em alta, há a necessidade do indispensável controle de orçamentos individuais, familiares e até empresariais. Atentas à atual conjuntura econômica, os planos longos de pagamento e de baixo custo oferecidos pelas administradoras de consórcios permitem que os consumidores façam um adequado planejamento financeiro. Este cenário se alia aos consumidores que praticam os princípios da educação financeira e preferem aderir ao consórcio por se tratar de uma poupança com objetivo definido”, enfatiza Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac.

Divisão por segmentos

De acordo com a Abac, a participação dos consórcios nas vendas de veículos leves no mercado interno em janeiro fechou em 21,6%. O segmento que inclui automóveis e comerciais leves foi o responsável pelo bom desempenho de todo o setor de veículos dentro do sistema de consórcio ao apresentar crescimento de 10,1% no número de participantes em janeiro, para 2,61 milhões de consorciados – o segmento lidera com o maior número de participantes em todo o sistema.

Por outro lado, as vendas de novas cotas e o tíquete médio ficaram estáveis no comparativo anual, para 83 mil novas cotas e valor de R$ 42,9 mil, com volume de crédito também estável, em R$ 3,56 milhões. Já as contemplações subiram quase 20%, para 43 mil, para os quais o sistema liberou R$ 1,75 bilhão em cartas de crédito.

Para a compra de motocicletas, o número de participantes no sistema de consórcio aumentou 6,1% em janeiro contra mesmo mês de 2014, para 2,60 milhões de pessoas – o segundo maior segmento por número de participantes, atrás apenas dos grupos de automóveis. A venda de novas cotas recuou 13,6%, para 95 mil unidades, com valor médio estável em R$ 11,1 mil. Em janeiro, 65 mil consorciados receberam suas cartas de crédito – que somaram R$ 703,9 milhões. No total, os grupos que comprarão motocicletas acumularam crédito de R$ 1,05 milhão em janeiro, 13,9% menos do que em janeiro do ano passado.

Fonte: Automotive Business, 9 de março de 2015

Plano Diretor e as Zonas Estritamente Residenciais

Uma das principais transformações pretendidas pelo prefeito Fernando Haddad na cidade, mediante alterações do Plano Diretor, é acabar com as zonas exclusivamente residenciais, enclaves dos moradores d (...)

Jardins temem mais comércio com novo zoneamento