Os Tucker Torpedo são veículos raríssimos. Apenas 51 foram fabricados. Destes, um está apodrecendo no Brasil, depois de ter tido diversas de suas peças roubadas. Pertencia à coleção de Roberto Lee. O mais raro de todos é um conversível. Não se sabia de sua existência, nem se ele foi concebido por Preston Tucker, mas o caso é que ele existe e está sendo leiloado nos EUA pela Benchmark Classics, que tirou o carro do limbo, conta Gustavo Henrique Ruffo no site Webmotors.
O modelo, que está em processo de restauração, deve ser completado em maio deste ano, o que não impede a empresa de colocá-lo à venda desde já. Com lance mínimo de US$ 1 milhão, o carro pode ser comprado à vista por quem se dispuser a pagar US$ 5 milhões. Pode parecer muito dinheiro, mas, diante da história da marca e do carro, não há de ser tanto assim para quem puder pagar, explica Ruffo.
O Tucker Torpedo tinha um motor boxer de seis cilindros e 166 cv que permitia ao carro chegar aos 190 km/h de máxima e ir de 0 a 100 km/h em 10 s. Isso em 1948. Francis Ford Copolla fez até um filme sobre ele, "Tucker, um Homem e seu Sonho", com Jeff Bridges. Bela história, que vale a pena assistir.
Em 1946, Preston Tucker finalmente começou a realizar o sonho de toda uma vida. Seu espírito arrojado e sua gritante ingenuidade formaram um contraste inusitado. E, principalmente, corajoso. Conseguiu finalizar 51 carros que incendiaram a imaginação dos Estados Unidos. Seu carro acabou associado, no imaginário popular, com a perseverança do empreendedor. Um carro que vence os obstáculos desde a história da sua construção, que combina com sonhos realizados, com imaginação sem as amarras do medo.
O Tucker Torpedo estava anos à frente em matéria de engenharia, era rápido, futurista e extremamente seguro. Enfim, o carro dos sonhos de todos os americanos, por um preço que grande parte deles poderia pagar. Foi uma inovação da engenharia, também, introduzindo noções de design desenvolvidas pela indústria da aviação.
Com linhas aerodinâmicas revolucionárias para a época, o Tucker ainda apresentava um monte de novidades: motor traseiro, cintos de segurança, painel acolchoado, injeção eletrônica e freios a disco. E, principalmente, um estilo único. O visual era marcado por um farol central que acompanhava o movimento do volante, mantendo o caminho sempre iluminado.
Na época o Torpedo era vendido por U$ 2.450. Hoje nos EUA, por U$ 150 mil, qualquer um pode comprar uma réplica de um Tucker Torpedo.
Fonte: site Webmotors, 18 de fevereiro de 2009

Categoria: Mundo do Automóvel

Radares de velocidade são stribuídos na cidade (17/02/2009)

Radares que fiscalizam excesso de velocidade foram instalados em vias do Rio de Janeiro, nos seguintes locais: - Nos dois sentidos da Avenida Lúcio Costa, na altura da Praça 5;