Com a redução do IPI e a retomada da oferta de crédito, o mercado está voltando ao patamar do ano passado. Nos primeiros 45 dias deste ano, foram vendidos 301,5 mil automóveis e comerciais leves no País, apenas 500 a menos do que no mesmo período de 2008, conforme divulgou a Folha de S. Paulo.
Para aproveitar o período de vigência do IPI reduzido, as montadoras planejam aumentar a produção e os estoques em março. O que não significa manter o quadro de funcionários das fábricas. "As montadoras devem mesmo aproveitar para produzir mais agora, enquanto o IPI está baixo. É claro que quem ousa pode ganhar ou perder. Mas o fato é que já temos demanda", avalia o consultor André Beer, ex-presidente da Anfavea.
As financeiras vêm aumentando o crédito e reduzindo as taxas. Antes da crise, os juros para planos de 60 meses variavam de 1,3% a 1,4% ao mês, mas chegaram a 1,9% ao mês em novembro, e hoje estão em 1,7%.
Na primeira quinzena de fevereiro, as vendas de automóveis e comerciais leves cresceram 7,43% em relação ao mesmo período de 2008, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Até o dia 16, foram vendidas 109.258 unidades, volume 15,56% maior do que o registrado no mesmo período de janeiro passado.
Fonte: Folha de S. Paulo, 19 de fevereiro de 2009

Radares de velocidade são stribuídos na cidade (17/02/2009)

Radares que fiscalizam excesso de velocidade foram instalados em vias do Rio de Janeiro, nos seguintes locais: - Nos dois sentidos da Avenida Lúcio Costa, na altura da Praça 5;